Não posso dizer que seja um caso de Tavarede. No entanto, sendo um estabelecimento comercial da Figueira da Foz, pertença de familiares tavaredenses, não podia deixar de aqui referir o facto desta casa de fazendas e atoalhados, comemorar ontem, dia 1 de Abril, o seu centésimo aniversário da sua fundação.
Não foram tavaredenses os seus fundadores. Mas eram da nossa terra os dois irmãos que, sendo empregados da casa, adquiriram o estabelecimento, quando do falecimento do seu fundador, José Antunes Salgueiro.
É, sem dúvida, caso raro na Figueira. Igualmente raro, mesmo raríssimo, o facto de um dos irmãos, José da Silva Cordeiro Júnior, começar a trabalhar da casa com 11 anos de idade, tendo falecido recentemente (30 de Dezembro do ano passado) com a idade de 88 anos. 77 anos de uma vida inteiramente dedicada ao mesmo estabelecimento, como empregado e como patrão.
Seu irmão, Raul da Silva Cordeiro, embora menos tempo, também ali trabalhou durante várias décadas.
Ao deixarmos aqui expressos os nossos parabéns e votos de que continue por muitos e bons anos, sob a gerência actual das herdeiros, Otília Maria e Cristina Maria, também queremos lembrar um caso curioso: tendo em conta a sua dedicação à nossa terra e às suas coletividades, aquele estabelecimento era conhecido como a sucursal na Figueira da Sociedade de Instrução Tavaredense.
Sem comentários:
Enviar um comentário