sexta-feira, 18 de março de 2011

Sociedade de Instrução Tavaredense - 93


Foi propositadamente que deixámos para último capítulo destas recordações, a nota de um espectáculo que ficou memorável na história da Sociedade de Instrução Tavaredense. No dia 13 de Setembro de 2006 completaram-se 20 anos do falecimento de Mestre José da Silva Ribeiro. Era uma data que não podia ficar esquecida. Na verdade, por mais homenagens que se prestem à memória deste Homem, nunca a nossa Colectividade deixará de estar em dívida perante a enormíssima obra, educativa, social e cultural, que durante toda a sua vida ele dedicou à sua Colectividade e à sua Terra.



Em colaboração com o grupo cénico, foi organizado e preparado um espectáculo para levar à cena naquela data. Intitulou-se ‘O Sonho do Passado… A Esperança do Futuro…’. Dezenas várias de pessoas, entre amadores cénicos e colaboradores nas mais variadas tarefas, se juntaram para este fim. Alguns já retirados destas andanças há bastantes anos, não quiseram deixar de colaborar.

O tema era, é claro, sobre o Mestre. Procurou-se recordar os seus princípios no teatro e no jornalismo. Foi lido o primeiro conto escrito por ele num pequeno jornal de que foi um dos fundadores: ‘O Poeta’, e o conto: ‘Os passarinhos’. Evocou-se a sua passagem como amador dramático no nosso palco. Foi o galã em diversas peças, contracenando com Eugénia Tondela (mais tarde esposa de António Piedade). Foi também director dedicado e entusiasmado. Veio a tropa. José Ribeiro, com o posto de sargento, fez parte do corpo expedicionário que foi mobilizado para a defesa de Angola. Foram cerca de dois anos e meio que esteve ausente. Quando regressou, de imediato retomou o seu posto na SIT: o de encenador e responsável pelo grupo cénico.

A primeira peça que levou à cena, nesta qualidade, foi uma opereta: ‘Entre duas Avé-Marias’. Recordou-se uma canção desta peça. Seria impossível recordar num só espectáculo toda a actividade teatral de Mestre José Ribeiro. Procurou-se, assim, recriar alguns números das mais célebres peças por si encenadas ou, mais tarde, escritas por ele mesmo. Foi um trabalho enorme e dificultoso, tendo em conta que seria para uma única representação.


Valeu a pena. Quando o espectáculo começou, e apesar de ter sido dia de trabalho, a sala estava repleta. Como convidados especiais estiveram presentes o Delegado Regional da Cultura, dr. Pedro Pita, e a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

E se o espectáculo havia começado com o ‘Sonho’, simbolizando o sonho do teatro sempre presente em José Ribeiro, terminou com a ‘Esperança’, esperança num futuro que ele tão bem havia simbolizado numa das suas peças. Foi uma homenagem digna, tanto do homenageado como da Sociedade de Instrução Tavaredense.

Acabaram as nossas historietas sobre a Sociedade de Instrução Tavaredense. Mas ainda haverá outras coisas a recordar. Quase 110 anos de teatro são um manancial enorme. Peças representadas, nomes das amadoras e amadores, outros colaboradores… Tudo são coisas que merecem ficar recordadas. Tudo, afinal, faz parte da História da nossa terra, TAVAREDE.

1 comentário:

  1. Amigo Vítor,
    Tenho estado muito ausente destes comentários, mas não por deixar de espreitar àvidamente o aparecimento de novos artigos no "blog".
    Hoje só venho dizer da minha surpresa por ler que o Mestre José Ribeiro tinha sido expedicionário em Angola, pois pensava que tinha sido em Moçambique. Erro meu.
    Um grande abraço.
    J. Cascão

    ResponderEliminar