sábado, 30 de março de 2013

O Associativismo na Terra do Limonete - 16


Rivalidades...
  
         No capítulo anterior fizemos alusão ao facto das divergências surgidas com a implantação do regime republicano. Na verdade, na Sociedade de Instrução Tavaredense era bem notória a enorme maioria deste partido, o que, naturalmente, levou à saída da colectividade todos aqueles que advogavam o liberalismo e, mesmo, o conservadorismo.

         Mas, não nos metamos em política. Prossigamos, antes, com a recolha dos elementos referentes ao associativismo tavaredense, que, aliás, tiveram ampla divulgação na imprensa figueirense.

         O grupo cénico da SIT, desfalcado de grande número dos seus amadores, alguns deles de primeiro plano, continuou a sua actividade, assim como a sua escola nocturna, com enorme frequência de alunos. Já quanto às outras actividades, como música, desenho e ginástica, não dispômos de elementos que atestem a sua continuidade, pelo menos nos primeiros tempos da nova década.

         No dia 28 de Janeiro de 1911, foi levado à cena novo espectáculo, com a apresentação de comédias e uma cena dramática da autoria do então jovem José da Silva Ribeiro, na qual apontava as misérias da sociedade, como a taberna, apontando a escola “como um templo onde se vai buscar a melhor das riquezas: a Instrução”. E em Março foi representada “a engraçada revista de costumes locais, intitulada Por causa do badalo, que manteve os espectadores em constante hilaridade”. Não conseguimos encontrar quaisquer vestígios desta revista.

         Entretanto, em Março, a imprensa noticiava que dizem que vai fundar-se nesta localidade um centro democrático. Era uma nova associação, promovida pelos dissidentes da Sociedade de Instrução, que estava em embrião. Por ocasião da Páscoa foi representado o drama Jocelyn, o pescador de baleias. Registe-se que o ensaiador do grupo cénico era Vicente Ferreira, também amador dramático.

         E no dia 12 de Agosto de 1911, era publicada a seguinte nota: O Grupo Musical desta localidade reuniu num dos últimos dias na sua sede para tratar de vários assuntos. Quer dizer, a nova colectividade, fundada sob a égide dos irmãos José e António Medina, apesar de ter sido dada como fundada no dia 15 de Agosto, já reunia antes desta data, tendo começado, como primeira actividade, uma aula de música com a direcção de João Jorge da Silva.

         A sede da nova associação, que foi denominada Grupo Musical e de Instrução Tavaredense, foi instalada na loja do prédio de Romana Cruz, junto ao Largo do Paço. E, enquanto ensinava música e ensaiava o seu primeiro grupo musical, era construído um pequeno teatro, pois desejavam iniciar as representações teatrais.

 



Largo do Paço.
A sede do Grupo foi instalada
 no segundo prédio, à esquerda

Enquanto realizavam estes preparativos, o grupo cénico da Sociedade de Instrução continuava cheio de actividade. Depois do drama A tomada da Bastilha (o desempenho foi magnífico, sabendo os distintos amadores arrancar à plateia prolongadas salvas de palmas), outras peças se seguiram, obtendo sempre, segundo a imprensa, os melhores elogios.

Pelo Natal, e embora com as instalações em obras, a direcção do Grupo Musical realizou uma conferência de propaganda democrática, inaugurando a exposição dos retratos de Alfredo Keil (um dos autores do novo hino nacional) e do dr. Afonso Costa, um dos principais elementos do novo regíme.

Também a associação do Terreiro, nas festas comemorativas do seu 8º. aniversário,
em Janeiro de 1912, expõe na sua sede os retratos do dr. Manuel de Arriaga, presidente da República, e do benemérito João dos Santos, um dos fundadores da escola nocturna.

         Foi no dia 17 de Fevereiro que abriu as suas portas a nova colectividade. Em Tavarede inaugurou no último sábado um elegante teatrinho o Grupo Musical recentemente fundado n’aquella localidade. Pronunciou algumas palavras de saudação o sr. Aníbal Cruz, que no final foi aplaudido, sendo-lhe oferecido um bonito bouquet de flores naturaes, assim como outro ao regente do Grupo, sr. João Jorge da Silva. Representaram-se com agrado as magníficas comédias O Senhor, Hospedaria do Tio Anastácio e Amo, creado e creada, sendo todos os amadores, especialmente os srs. José e António Medina, bastante aplaudidos. Sobressaíam nas paredes do teatro, além dos retratos dos eminentes estadistas drs. Afonso Costa e Bernardino Machado, o do ilustre filho de Tavarede, sr. dr. Manuel Gomes Cruz, envolto na bandeira nacional. No domingo repetiu-se o espectáculo que foi, como no sábado, muito concorrido. Sábado representar-se-ão as mesmas comédias e As Influências eleitoraes. E como recordação, aqui citamos os amadores que participaram na primeira peça representada pelo novo grupo dramático, a comédia O Senhor: Clementina Proa, Clementina Fadigas, António Medina, Joaquim dos Reis, Faustino Ferreira e José Medina.

Sem comentários:

Enviar um comentário