quinta-feira, 7 de abril de 2011

José Maria de Almeida Cruz

Natural da freguesia de Santa Cruz, Coimbra, “pintor, casado com Maria Guilhermina de Sousa Monteiro, governanta de sua casa e natural deste lugar e freguesia de Tavarede, aqui recebidos, aqui paroquianos e aqui moradores”.

Faleceu em 27 de Agosto de 1918. “Na idade avançada de 85 anos, finou-se na pretérita quarta-feira o nosso amigo sr. José Maria de Almeida Cruz, pai do nosso ilustre conterrâneo António de Almeida Cruz, actor-cantor da Companhia de Opereta do Teatro Avenida, de Lisboa.

O extinto, que foi durante largos anos empregado na Escola Industrial dessa cidade, gozava em Tavarede de geral estima, pelas excelentes qualidades de que era dotado, causando a sua morte a mais profunda consternação em todos que o conheceram e que com ele conviviam”.

No ano de 1897 havia sido nomeado regedor da paróquia de Tavarede. Foi dedicado e interessado associativista, presidente da assembleia geral da Estudantina Tavaredense, em 1900, colaborou com a Sociedade de Instrução e, desde a sua fundação, esteve ligado ao Grupo Musical e de Instrução, de que foi o primeiro presidente da assembleia geral eleito.

Possuidor de uma vasta colecção de peças de teatro, dramas e comédias, legou as mesmas à Sociedade de Instrução, onde se encontram guardadas na sua biblioteca.


Caderno: Tavaredenses com história

Sem comentários:

Enviar um comentário