quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUINTA DA BORLATEIRA

CASAL DA VALARTEIRA – 1713 Do nascente, parte do caminho que vai da Figueira para Tavarede e daí atravessa a estrada que vai de Tavarede para Buarcos e sobe pela mesma estrada junto da capela do Santo Cristo da Arieira, a qual estrada vai para a Serra de Santa Marinha, até chegar onde chamam os Condados; do norte, parte com dos ditos Condados, que possue Esperança de Oliveira, viúva, deste lugar, e com o reverendo padre Belchior Monteiro, de Tavarede, até chegar a outra estrada que vai de Buarcos para a Serra e dali vira para poente pela dita estrada para o sul, por onde vai demarcando com a estrema deste Couto e terra de Santa Cruz, e tornando atravessa a estrada que vai de Tavarede para Buarcos e corre por outra estrada até dar no sítio da Abadia; e pelo sul, parte com terra da mesma Abadia. E tem de comprido, pelo nascente, 1º34 varas, e pelo norte, 315 e meia e pelo poente 1088 e pelo sul 715 varas. (Nota – vara: antiga medida de comprimento equivalente a um metro e dez centimetros)






Quinta da Borlateira, actual - Vista do lado dos Condados


2 comentários:

  1. Senhor Vitor
    estou muito feliz pelas histórias de minha querida terra, de tão longe posso ainda estar ligada a este lugar que tão boas lembranças me traz, agradeço por estar colocando aqui informações tão importantes e históricas que só agora venho ter conhecimento, um grande abraço de Preciosa Fileno Mota

    ResponderEliminar
  2. D. Preciosa e Marido
    Agradeço o comentário. Certamente que irei publicando algumas 'velhas' notícias da nossa terra. Agora, com mais lentidão, porque ando envolvido com o livro do centenário do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense, a comemorar em Agosto próximo.
    Lembra-se dos 'bailaricos' que se faziam, ao domingo, nesta coletividade?
    Um abraço e desejos de uma Páscoa Feliz para todos, não esquecendo nossa amiga D. Lilian.
    Vitor Medina

    ResponderEliminar