sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Centro de Dia de S. Martinho de Tavarede



Mesmo sem estar inaugurado o Centro de Dia de S. Martinho, em Tavarede, cujas obras tiveram início em 1995, acolhe já 35 utentes e presta apoio domiciliário a outrs. As carências de apoio eram grandes ‘e não podia esperar por inaugurações’, disse-nos Simões Baltazar, presidente da Junta de Freguesia de Tavarede.


Iniciada em 1995, com o apoio de muitos tavaredenses, que aos fins-de-semana ali trabalharam e deram ajuda monetária ou materiais, assim como a ajuda importante de várias empresas, a obra cresceu sem apoios oficiais, já que estes só apareceram na parte final e foram bem vindos.


O sonho e a realidade podem hoje ser contemplados e mais de três dezenas de utentes já usufruem do conforto da instituição, que opresta também, dentro das suas limitações, apoio domiciliário a outras pessoas menos jovens.


O Centro de Dia de S. Martinho, da responsabilidade da Paróquia de Tavarede, nasceu para satisfazer algumas situações de carência na freguesia, que não podiam esperar mais, daí a sua entrada em funcionamento mesmo sem ter sido inaugurado, o que acontecerá brevemente, assim que os arranjos exteriores e zonas envolventes estiverem concluidos, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Tavarede.


Ainda recentemente, reconhecendo os prestimosos serviços que esta instituição de solidariedade social está a prestar à comunidade, o Ministério da Segurança Social ofereceu uma carrinha ao Centro de Dia de S. Martinho, um apoio fundamental para o bom desempenho das funções do referido Centro.


Independentemente de algumas iniciativas que têm decorrido, os arranjos exteriores e zoma envolvente ainda vão orçar perto dos três mil contos, valor que a Paróquia de Tavarede espera conseguir através da boa vontade de todos, no mais curto espaço de tempo, para poder concluir e inaugurar a obra.


Todos os anos, por ocasião das festas de S. Martinho, em Tavarede, realiza-se o ‘Cortejo de Oferendas’ cuja receita tem revertido para o Centro de Dia.


Trata-se de uma iniciativa que tem o empenhamento da maioria dos lugares da freguesia, que este ano rendeu a importância de 2.283.945$00, distribuidos da seguinte forma ………………



(Diário de Coimbra - 6.1.2000))



NOTA - É já no próximo domingo que se realiza este tradicional Cortejo de Oferendas, cuja receita reverte a favor da Paróquia de Tavarede. Se estiver perto, assista e colabore, se estiver longe, desde que seja tavaredense, não esqueça a sua terra natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário