quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

BACELADA EM TAVAREDE


Foi recentemente posto á venda o disco nº 5 da Antologia da Música Regional Portuguesa, de Fernando Lopes Graça e Michel Giacometi. Este disco – relativo à Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral, inclui o ritmo “Bacelada”, recolhido em Tavarede por Michel Giacometi, quando da sua estadia na Figueira, em Agosto de 1970, conforme o nosso jornal oportunamente noticiou. Dentre os textos que acompanham este disco, transcrevemos os seguintes excertos:
“A música das províncias beirãs é acaso aquela que, dentre as nossas músicas regionais, mais cedo e com relativa continuidade foi e tem sido objecto da curiosidade de investigadores ou simples colectores. O sinal da partida foi dado pelo erudito Pedro Fernandes Tomás (não especificamente músico), quando, em 1896, publicou as suas Canções Populares da Beira, prefaciadas pelo ilustre Leite de Vasconcelos (também nada familiarizado com as disciplinas propriamente musicais)...”
BACELADA – Documento recolhido em Tavarede (Figueira da Foz, Coimbra). Refere-se à cava da manta para plantio do bacelo, faina que se realiza entre Dezembro e Março. O capataz da bacelada é o mandador. Os bons mandadores eram disputados pelos proprietarios e recebiam jorna superior à dos cavadores. Embora cavando também com os seus companheiros, a tarefa principal do mandador consistia em manter, mediante o seu “canto”, o ritmo do trabalho, aproveitando no entanto o ensejo para inserir no “canto” improvisos destinados a fazer chegar aos ouvidos do proprietário certas reivindicações de ordem colectiva. Por seu turno, os proprietários fomentavam por vezes rivalidades entre os mandadores a seu soldo, sempre no intuito de manter ou acelerar o ritmo do trabalho. Com dificuldade, se poderá considerar estarmos aqui em presença de uma espécie propriamente musical. Mais do que um “canto”, trata-se antes de um “ritmo” – um ritmo de trabalho associado a um grito ou brado de estímulo, este, na verdade, já embrionariamente musical. Como tal, e posto que a prática tenha quase caído em desuso, o documento, além do seu aspecto sociológico, poderia, na sua dualidade grito-ritmo, interessar os estudiosos da pré-história da música, mormente os seguidores das doutrinas de Wallaschek e Bucher, que têm precisamente o ritmo e o esforço muscular como factores primordiais no surgimento do fenómeno musical. O mandador do grupo de três cavadores da presente gravação é José Marques Curado, de 59 anos de idade, cavador de profissão, semianalfabeto.




(...) Está tudo certo? / Pronto /Firme gente / Carrega
e manda arruar / E dá-lhe aí que é para durar menos / Car-
reguem na terra dura / Arrua com esta pancada / Arrua ali-
via bem / A terra nova com ela bem p’ra fora / Abaixo fer-
ro / Isso mesmo / Entra e carrega-lhe outra / Carrega aí com
outra alma (?) / Alto e caiu a coluna / Ainda lá vai uma
minha gente / Levar a melhor / Abaixo e castiga-lhe outra /
Arrua a terra que está rota e vai bem (?) / É o rego / É
O rego / Aí ferro / E vara-lhe outra mano / Arreia e vara
Melhor / Arrupa (?) essa p’ró sol e vai bem / Arrua tudo /
Abaixo e manda ao fundo / Carrega com outra / Assenta em cima dela (...) op. Eh!






(O Dever - 17-04-1971)

Sem comentários:

Enviar um comentário