sábado, 28 de julho de 2012

Teatro da S.I.T. - Notas e Críticas - 38


1969.01.15     -     TEATRO CULTURAL EM TAVAREDE (MAR ALTO)

                Molière voltou a Tavarede e parece-nos que em boa hora!
                A noite estava muito fria e chuviscosa, e desaconselhada numa sala sem aquecimento. Contra isso, além do agasalho, sempre pouco e de alguns rebuçados, levava o gosto de ver os amadores de Tavarede e Molière.
                Valeria... entretanto, o risco? Porque, desta vez, havia mesmo risco... Ia levar meu filho ao teatro; era a primeira vez que tal acontecia: como iria reagir ele, nos poucos anos que ainda tem?
                Os primeiros momentos aumentaram as minhas dúvidas: o mobiliário pareceu-me pobre, desirmanado como não é uso em Tavarede; João de Oliveira, um dos melhores elementos do grupo, pareceu-me suportar com dificuldade um papel que lhe não quadraria bem; José Medina, sempre cheio de brio e de coragem – nesse esforço de aplicação, acho-o comparável só a Maria Inês -, não conseguia também imprimir a necessária convicção ao papel que lhe competia; e Amilcar Vitorino, num criado a favor do “jovem enamorado”, não possui ainda, jovem como é, nem voz nem postura própria, no palco...
                A pouco e pouco, porém, as coisas entraram de encaminhar-se. E, ao longo do tempo, João Cascão e Violinda sempre, e João Medina com bastante frequência, tomaram conta da situação: a posição difícil dos outros foi-se esbatendo; e o palco entrou a encher-se de alegria e força bastantes para suportar uma que outra crise, como a da voz suave, mas cheia de monotonia, de Alice Lontro.
                O espectáculo merece, pois, nota positiva. Pessoal, mas sentida: o meu filho seguiu sempre atento o desenrolar da peça, compreendeu-a, riu sem reticências nos melhores momentos cómicos e ainda hoje frequentemente os evoca. De quanto não estará servindo, aos Tavaredenses, a reflexão que têm feito sobre Molière?...
                E a notícia de que estão no fim as representações do “Avarento”, não pode deixar de causar-me pena. Quando tanto se fala em Cultura, é de lamentar que espectáculos como este que Tavarede tem oferecido a todos, não sejam vistos nem apreciados ao menos por uma maioria de estudantes: seriam o melhor complemento de muitas aulas, sobretudo de História e Literatura. Para quando o movimento em tal sentido?

 1969.02.05     -     “O AVARENTO”, COM A PRESENÇA DO DR. PAULO QUINTELA (MAR ALTO)

                 Se o actor faz o espectáculo, o público faz o actor. É assim no sentido do melhor, como no sentido do pior. Isso mesmo esteve à prova no sábado passado, na sala de espectáculos da Sociedade de Instrução Tavaredense.
                Voltámos a Tavarede. Não iamos, propriamente, ver Molière, que já ali nos fora dado semanas antes; iamos ver os Tavaredenses, estar um pouco com eles, no acto do seu encontro com quem lhes fornecera uma versão em cena. Iamos, portanto, no melhor estado de espírito: sobre o espectáculo, já prestáramos as provas, fracas mas bem intencionadas, que haviamos de prestar, quando aqui mesmo, em tempo nos referimos a esta representação de “O Avarento”; desobrigados disso, apenas queriamos fazer companhia aos Tavaredenses, dar-lhes a nossa parte na estima que se lhes deve, pelo quanto de bom têm feito, através do Teatro, pela sua terra e pela Figueira.
                Bem mal avisados iamos, afinal! Porque o nosso espírito crítico foi outra vez provocado, impondo este regresso...
                O actor faz o espectáculo; o público faz o actor...
                Representar deve ser sempre um acto sério, para os amadores de Tavarede; mas representar diante do mestre de Teatro Paulo Quintela, era coisa bem mais grave: imprimia ao acto uma espécie de solenidade...
                Terão sentido isto os Tavaredenses: sentados nos balcões, longe do palco, bem notámos que andava no ar, enchendo a sala, a atmosfera tensa de um dia de exame...
                E a prova foi positiva! As figuras gradas não deixaram de o ser e as mais humildes generosamente deram o melhor de si; certas posições no palco ganharam um pouco de à-vontade, algumas vozes adquiriram naturalidade maior, e a representação subiu toda. Um tal progresso não se deve, seguramente, apenas a um maior número de ensaios.
                Mas o espectáculo desta vez, não findou com o avarento virando costas à vida, dando ao mundo o seu testamento negativo. Talvez determinado pelas palavras com que José Ribeiro abriu a representação, talvez também por esta mesma, e sem dúvida pela chamada que no final lhe foi feita, Paulo Quintela foi ao palco. E deu uma lição.
                As suas profundas raízes no povo, a sua completa escola de teatro, a sua cultura verdadeira, a sua vivência de professor, tudo ali se juntou, para uma lição inteira, com exposição e crítica, com aplauso e apelo.
                Nós, que sabemos tão bem quanto valem estas coisas, estamos certos de que as palavras do Prof. Doutor Paulo Quintela foram o melhor prémio para os Tavaredenses, para José Ribeiro, para os admiradores fiéis do esforço pelo Teatro da SIT, e, até, para alguns que naquela noite ali estiveram só por dever social.
                Num dos intervalos do espectáculo, foram oferecidas lindas flores às Exmas. Esposa e Filha do Prof. Paulo Quintela.
                Após o espectáculo, no salão nobre da Sociedade, realizou-se um beberete, durante o qual usaram da palavra os srs. António Lopes, presidente da Direcção, o Doutor Paulo Quintela e José Ribeiro. Nesse encontro, além dos corpos dirigentes da agremiação, dos artistas amadores e de amigos e familiares do ilustre visitante, lembramo-nos de ter visto os srs. dr. Artur Beja e esposa, banqueiro Jerónimo Pais e esposa, gravador Moreira Júnior e esposa, dr. Adelino Mesquita, reitor do Seminário, industrial Freitas Lopes e arquitecto Isaias Cardoso.

1969.02.26     -     MARIA TERESA DE OLIVEIRA (MAR ALTO)

                Bonita festa a que homenageou D. Maria Teresa de Oliveira, que há meio século se devota ao Teatro e à Benemerência.
                Muitos dos seus admiradores foram a Tavarede numa noite de Inverno impiedoso dizer-lhe com a sua presença e os seus aplausos (que atingiram proporções de apoteose) que não olvidam o que a Mariquinhas representa no mundo de hoje. O que vale a sua devoção, o seu exemplo, a sua entrega, total e desinteressada, a uma obra de Arte e Benfazer. Cuidar dia a dia dos mil pormenores que exigem a actividade permanente dum palco e dum grupo de teatro. E tudo desinteressadamente. E tudo tão naturalmente como se respira.
                Cuidar da sua vida, dos seus problemas próprios, duma família tão experimentada por tantas vicissitudes, e ainda devotar-se profundamente, dia a dia, ao longo de meio século, a uma tarefa de valorização da Grei. E sem se pôr nos bicos dos pés, sem afrontar ninguém com os seus méritos reais e invulgares.
                D. Maria Teresa de Oliveira ajudou a pôr em cena muitas dezenas de peças; estudou muitos papéis; percorreu o País, quase sempre desconfortavelmente, para que a maior receita possível fosse beneficiar o maior número de necessitados; nunca recusou, nunca voltou as costas, nunca esperou que lhe batessem encarecidamente à porta. Com a Mariquinhas todos, em toda a parte, podiam contar. Todos, sem excepção, num diálogo de cinquenta anos.
                O espectáculo decorreu sempre numa permanente comunhão de sentimentos entre o palco e a sala.
                Todos sentiam a homenagem que se estava a prestar. O teatro de Gil Vicente, ainda não totalmente despido do ar pesado e duro da Idade-Média, era com o seu forte e intenso humanismo o primeiro clarão da festa. Depois veio a movimentação alegre, a música cheia de vibração e sentimento do Chá de Limonete e Terra do Limonete, as duas peças em que José Ribeiro evoca a história e os costumes da nossa região com tanto carinho. Constantes ovações, quadros repetidamente bisados, fizeram do espectáculo uma noite inolvidável.
                Depois foi a parte final: no palco todos os amadores, muitas flores, muitos abraços e felicitações de admiradores de D. Maria Teresa de Oliveira, a quem foi entregue uma mensagem assinada por centenas de pessoas.
                O sr. António de Oliveira Lopes, presidente da Sociedade de Instrução Tavaredense, disse das razões da festa, do significado da homenagem, e agradeceu a presença de todos, especialmente da srª. drª. Cristina Torres, professora e figueirense distinta que, muito justamente, toda a Figueira admira e respeita.
                A srª. drª. Cristina Torres terminou a festa com uma lição de ternura, numa conversa de amiga para amiga, exaltando com simplicidade todo o valor de Maria Teresa, todo o valor da família Ribeiro, que tinha construído em Tavarede um oásis de Bondade.
                Se fosse mais nova, iria com José Ribeiro, por aí fora, construir outros oásis, onde o caminheiro pudesse descansar das longas caminhadas por entre as regiões áridas e hostis da vida dos nossos dias.
                Maria Teresa de Oliveira era o exemplo vivo do que é capaz uma pessoa desprovida de bens materiais: capaz de construir uma obra de bondade devotada aos que precisam, aos que carecem de tanta coisa, e que encontram em Maria Teresa e nos amadores de Tavarede um auxílio desinteressado e pronto.
                A srª. drª. D. Cristina Torres sugeriu que na Sociedade de Instrução Tavaredense se erguesse uma coluna em que ao nome de Maria Teresa de Oliveira se associasse apenas uma palavra: Bondade.
                Num beberete reuniram-se depois os amadores, directores e admiradores da distinta amadora.

1969.02.26     -     A SIT REPRESENTOU EM LEIRIA (MAR ALTO)

                Não carece da mais leve apresentação. Todo o país conhece este conjunto teatral, já pela sua actuação que não é de hoje nem de ontem, já pelas peças de vulto, de autores nacionais e estrangeiros, que tem levado à cena sob a proficiente direcção do Mestre de Teatro, José Ribeiro.
                E essa actuação não é aqui ou ali. Em toda a parte. Desde a capital, em muitos outros teatros de cidades, capitais de distrito, simples vilas e povoações a sua exibição é sempre de molde a constituir não um banal espectáculo, mas exibição ou exibições da Arte de Talma, com que se não topa a cada passo.
                Antes de subir o pano, o sr. Leite da Costa, ilustre funcionário de Finanças, fez a apresentação, tecendo ao grupo cénico merecidos louvores, já pelo nome de que é possuidor nos meandros da arte teatral, já porque de há muito que tem representado nesta cidade, sempre, como agora, com fins beneficentes.
                E seguiu-se a peça em que cada amador subiu, no seu papel, até ao máximo, porque, efectivamente, o que foi visto não pode ser ultrapassado.
                Aqui se frisa simplesmente o conjunto que como é já da história das lides teatrais tavaredenses é tão uno que sempre, agora, como em 1930 ou 1920 o que se viu e apreciou, de igual modo.
                Velhos conhecedores da Arte de Talma e seu valor integrado nos segredos de Teatro, apresentaram os seus parabéns a José Ribeiro, pena sendo que a escassez de tempo não permitisse mais delonga.

1969.03.01     -     MARIA TERESA DE OLIVEIRA (O FIGUEIRENSE)

                Realizou-se, no último sábado, na Sociedade de Instrução Tavaredense a festa de homenagem a D. Maria Teresa de Oliveira, uma das mais antigas e distintas amadoras, que há mais de 50 anos vem prestando a sua valiosa colaboração ao grupo cénico.
                O espectáculo era dividido em três partes, sendo a primeira constituida por Teatro Vicentino – “Quem Tem Farelos?” e “Pranto de Maria Parda” e a segunda parte por quadros extraídos das festejadas peças “Chá de Limonete” e “Terra do Limonete”, cujas representações os sócios muito apreciam, não só pelos seus interessantes diálogos como ainda por serem musicados.
                A terceira parte foi exclusivamente dedicada a Maria Teresa de Oliveira.
                Festa encantadora, sensibilizante, das melhores, pelo seu significdo, a que nos tem sido dado assistir na prestante colectividade da terra do limonete.
                O Presidente da Direcção, em breves palavras, disse das razões justificativas da homenagem, tecendo os maiores encómios a Maria Teresa de Oliveira pela sua proverbial bondade, naturalidade e firmeza com que, durante a sua longa vida de amadora teatral, soube interpretar as muitas figuras que lhe eram distribuidas pelo seu competente e exigente ensaiador, seu irmão sr. José da Silva Ribeiro.
                A Senhora professora drª Cristina Torres, congratulando-se com a feliz iniciativa da Direcção e de alguns amigos e dedicados directores da SIT fez, em termos que muito sensibilizaram a assistência, a apologia das excelsas virtudes de Maria Teresa de Oliveira e da sua extraordinária dedicação ao Teatro,
                A terminar, a assistência tributou à srª dr. Cristina Torres grande ovação.
                João de Oliveira Junior leu a mensagem escrita em pergaminho, que foi entregue à homenageada numa artística pasta executada pelo consócio e grande amigo da SIT, sr. Sebastião Pimentel.
                Ouviram-se, então, as entusiásticas manifestações do público, enquanto a Maria Teresa de Oliveira, comovida, recebia das mãos da engraçada menina Ana Maria Bernardes Caetano, expressiva lembrança, oferta da comissão organizadora, e flores, muitas flores, das meninas e amadoras que a rodeavam. De notar os lindos ramos de cravos que lhe foram entregues, um da comissão, e outro, do grande amigo da colectividade, sr. Alberto Anahory, que propositadamente se deslocou de Lisboa para se associar à justíssima homenagem.
                Entre a vária correspondência recebida destacava-se uma carta do sócio honorário da SIT, sr. Anselmo Cardoso, na qual enviava saudações amistosas e de admiração pelas excelentes qualidades morais e de amadora distinta da homenageada, sentindo não estar presente por o seu estado de saúde o não permitir.
                No final foi oferecido ao pessoal do palco e convidados um beberete.

1969.08.30     -     LUÍS FRANCISCO REBELO DE NOVO EM TAVAREDE (MAL ALTO)

                Quanto deverá a Cultura, na Figueira da Foz, à iniciativa particular? Bem mereceria contar-se essa história: além de acto da melhor justiça, ajudaria sensivelmente a futuros cronistas. Vem isto a propósito do caso que hoje nos ocupa.
                Luís Francisco Rebelo não é um dramaturgo desconhecido do nosso meio, graças, sobretudo, à Sociedade de Instrução Tavaredense, que já no-lo deu, não só como autor e adaptador de peças, mas também em carne e osso, como historiador e crítico de teatro.
                Pois Luís Francisco Rebelo está outra vez entre nós, de novo em Tavarede, com “Alguém terá de morrer”.
                Não vamos falar da peça, que não se nos impôs mas que, a seu tempo, os críticos apreciaram devidamente. Do fundo da nossa ignorância, apenas diremos que ela mereceria uma troca de impressões com o autor, no aconchegado ambiente de Tavarede, ou em Rotary Clube, dois dos centros particulares onde a preocupação cultural não é um mito.
                Também da representação pouco saberemos dizer: assistimos a ela uma só vez, no passado dia 2, já que, no sábado imediato, assustados pela falta de luz que assaltou a Figueira, pusemos de parte a ideia da revisão. Ora, ver uma vez é pouco, para quem mal sabe ser espectador.
                A primeira impressão que nos ficou foi a de que assistiramos a uma tragédia escrita para ser representada por duas mulheres que são também grandes artistas: Violinda Medina e Silva e Maria Teresa de Oliveira, as irmãs que o feitio e a vida separaram. A primeira habituou-nos à sua indispensável presença; mas a segunda, por motivos alheios ao querer de todos raras vezes em cena, teve um papel a que, em certos passos, emprestou uma actuação magistral; duas figuras de excepção.
                Acompanharam-nas bem João Medina e João de Oliveira Júnior: o primeiro, no papel do capitalista em crise, espírito pragmático e tão alheado do seu mundo familiar como a sua mulher, a nova-rica poço da vacuidade sem fim; o segundo, num papel que se lhe ajusta, de emissário da morte e crítico de costumes, campo este em que é secundado pelo estreante Amilcar Vitorino, o filho-família.
                E rematamos por outra figura de mulher, a da filha votada ao sacrifício. Maria Inês Barosa Lavos é uma actriz honesta que dá a cada papel o melhor de si mesma. O esforço dela sente-se em todos os desempenhos que lhe temos visto. Pois, desta vez, a sua função, de um dramatismo denso, pareceu-nos melhor conseguida. Só lhe faltam, exteriormente, um trajo e um penteado mais leves; falamos para 1969 e, não, para 1956, data da peça.
                Esta Sociedade de Instrução Tavaredense seria mesmo um dos casos mais dignos de interesse, no historial da iniciativa particular na Cultura local. Que tema, para uma tese de licenciatura!

Sem comentários:

Enviar um comentário