sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Associativismo em Tavarede - 9


        A Estudantina Tavaredense igualmente continuava bastante activa, muito em especial a sua tuna. Várias são as notícias com saídas, não só para cumprimentos aos seus sócios e amigos beneméritos, principalmente em dias festivos, como para participar em festas populares para que era convidada. Foi por esta ocasião que se iniciaram as visitas às termas da Amieira ou ao Buçaco, no dia de quinta-feira da Ascenção, tradição que se manteve até ao ano de 1939. Era seu regente Gentil da Silva Ribeiro.

         Começou a ganhar fama a tuna tavaredense. Os convites para actuações surgiam com frequência. Sabemos que a Estudantina Tavaredense foi há dias convidada pelo digno presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários dessa cidade para ir tocar nalguns domingos à Mata da Misericórdia. Apraz-nos registar esta agradável notícia, porque vemos nela o subido merecimento em que é tido um humilde grupo musical composto de rapazes que na sua maioria não conhecem os rudimentos musicais e que tem sabido grangear os aplausos de quantos o ouvem, pela maneira correcta como se apresenta. No entanto, não devemos ocultar que, para se obterem resultados tão satisfatórios, tem contribuido muitissimo o nosso amigo Gentil Ribeiro, regente da Estudantina, e um dos rapazes que aqui mais se tem evidenciado pelo reconhecido gosto musical de que é dotado.

         Igualmente o teatro singrava cheio de entusiasmo. Diremos, como exemplo, que a opereta O Rei Ló-Ló subiu à cena diversas vezes, sempre com  muito agrado, bem como diversas comédias, especialmente na velha Sociedade do Terreiro. Também devemos aqui referir que um dos elementos mais valiosos no grupo dramático da Estudantina foi António de Almeida Cruz, que, poucos anos depois, ingressaria no teatro profissional onde se tornaria das primeiras figuras masculinas, em especial em operetas, pois era possuidor de uma voz extraordinária.     


António de Almeida Cruz

Entretanto o teatro Bijou Tavaredense, certamente por divergências internas, acabou a sua actividade. De notar que, pelo que conseguimos apurar, esta colectividade nunca se chegou a legalizar oficialmente, não conseguindo nós obter fotografia do seu estandarte. Um grupo dos seus colaboradores resolveu, então, formar uma nova associação. Por acordo, instalou-se na Casa do Terreiro, cedida por João dos Santos. Deram-lhe o nome de Grupo de Instrução Tavaredense.

O primeiro espectáculo da nova colectividade foi em Janeiro de 1900. “Em Tavarede realizou-se no pretérito sábado um espectáculo pelo grupo dramático-musical que está instalado no teatro do sr. João dos Santos. A sala achava-se vistosamente ornamentada com grandes palmas e festões de verdura. Abriu-se o espectáculo com o hino do Grupo, tocado no palco pelos sócios executantes. Receberam muitas palmas e a João Proa, seu regente, foram oferecidos dois bouquets de flores. Executaram depois mais uma valsa, que também lhes mereceu muitos aplausos.    Representou-se a Espadelada, bela comédia de costumes populares, de um entrecho simples, como simplesmente agradáveis nos são as cenas que nela se desenvolvem, e a que todos os amadores souberam dar um razoável desempenho.

         J. Santos Júnior disse a cena cómica Atribulações dum correio, e seguidamente o Grupo musical executou uma pequena sinfonia e o seu hino. Fechou a récita com a velha e engraçada comédia José Canaia. Durante a sua representação os assistentes conservaram-se quase sempre em hilaridade.No final dos diferentes actos todos os amadores eram alvo de muitos aplausos, demonstrados pelas grandes salvas de palmas que ecoavam pela animada plateia, aonde estavam bastantes pessoas desta cidade. Em resumo: o programa bem escolhido e o desempenho muito regular, notando-se simplesmente nos rapazes e raparigas um pouco de acanhamento, que depressa desaparecerá se continuarem a passar tão louvavelmente as suas horas de ócio, recreando-nos assim com espectáculos agradáveis como o do último sábado”.

A actividade das duas colectividades manteve-se entusiástica, tanto no teatro como na música. E em Março de 1900, foram eleitos os primeiros directores do Grupo de Instrução Tavaredense. Foram eleitos, para a Direcção: João dos Santos Júnior, presidente; Manuel Rodrigues Tondela, secretário; e José Maria Cordeiro Júnior, tesoureiro. A escola nocturna tinha tido notável desenvolvendo, registando 57 alunos, entre adultos e menores.

         Também a Estudantina, comemorando o 7º. Aniversário, realizou uma sessão em que foram eleitos os seus corpos gerentes. Para a Assembleia Geral foi eleito presidente José Maria de Almeida Cruz, para a Direcção, Luís João Rosa, presidente, César Cascão, tesoureiro e Gentil Ribeiro, vogal.

A Páscoa daquele ano, a data foi festejada. “Não pode dizer-se que a Páscoa deste ano aqui passasse desapercebida. Pelo menos, de sábado de Aleluia até ontem, temos assistido a algumas diversões com que se pretendeu marcar entre nós aquela data tão memorável e sublime para a cristandade. No sábado, como outro dia anunciámos, houve no teatro do Grupo Instrução o espectáculo particular promovido pela mesma sociedade, abrindo-o o grupo musical que, sob a regência do nosso amigo João da Silva Proa, executou o seu hino, uma valsa e um ordinário, músicas estas que foram aplaudidas com fervor pelos espectadores que enchiam a plateia.         Se foi imponente a ovação patenteada a estes briosos rapazes, não menor foi a que receberam os personagens das comédias – Por causa d’um algarismo e José Canaia. As peripécias e ditos engraçados que as revestem e o regular desempenho que os amadores souberam dar aos seus papéis, tudo isso fez com que de instante a instante resoassem por toda a sala estrepitosas gargalhadas.

         Enfim, a noite passou-se ali muito agradavelmente, e todos os assistentes se retiraram bem impressionados. Ouvimos que há a ideia de em breve se dar uma outra récita no mesmo teatro.

 = Com toda a solenidade celebrou-se a procissão da Ressurreição pelas 8 horas da manhã de domingo. Ia muito numerosa. Em seguida rezou se a missa, sendo ouvido durante este acto religioso o Grupo Instrução, que executou as peças que já aqui anunciámos aos nossos bons leitores (sinfonia ‘A Negra’ e a valsa ‘O Brinco’). Este grupo conta estrear no próximo domingo o seu estandarte, que nos dizem ser um rico primor de arte, e irá novamente tocar à missa conventual. Depois cumprimentará os seus associados.

         = Saíu efectivamente na tarde do último domingo a Estudantina Tavaredense. Depois de ter feito aqui vários cumprimentos, foram os sócios desta agremiação tomar parte no baile que se realizou em casa do sr. Luiz Rosa, cavalheiro que em Tavarede é muito estimado. Ali reinou sempre extraordinária animação, vendo-se a sala repleta de simpáticas raparigas e alegres rapazes. Ontem repetiu-se a mesma distração, dançando-se animadamente até às 10 horas da noite”.

Sem comentários:

Enviar um comentário