sábado, 11 de maio de 2013

O Associativismo na Terra do Limonete - 22


       E enquanto no Grupo Musical os espectáculos se sucediam, os amadores da Sociedade, com o regresso do seu ensaiador, retomaram a actividade normal. Os ensaios da opereta Entre duas Avé-Marias decorrem com grande entusiasmo, estando a direcção da parte musical confiada ao sr. Manuel Martins, hábil regente da filarmónica Figueirense, dessa cidade, que se esforça por conseguir o melhor efeito dos variados números de música e especialmente dos lindissimos coros, que lhe estão merecendo especial cuidado. A abertura da época teatral da Sociedade de Instrução vai constituir um verdadeiro sucesso.
         Sabemos estar já definitivamente assente que, logo em seguida à representação desta opereta, entrará em ensaios a linda comédia em 3 actos Nono: não desejarás..., que será representada em récita de gala por ocasião das festas comemorativas do 16º aniversário da Sociedade, a que se procura dar grande brilhantismo. O desempenho desta comédia está confiado aos nossos melhores amadores, pelo que podemos garantir que vamos ter em Tavarede bom teatro, daquele bom teatro que há algum tempo parece ter-se divorciado da nossa terra.
         Muito louváveis são os esforços tenazes dos rapazes que na Sociedade de Instrução procuram agora continuar a sua já importante obra de educação, arrancando ao vicio da taberna os nossos trabalhadores e proporcionando-lhes na associação, por intermedio da escola e do teatro, uma atmosfera sã de educação e de recreio.

         E a década terminou com o teatro em pleno. A Sociedade levou à cena a comédia O grande hotel de sarilhos e o Grupo o drama Gaspar, o serralheiro. Foi muita gente da Figueira assistir aos espectáculos que se realizaram em Tavarede, no sábado na S.I.T. e no domingo no G.M.I.T., lê-se numa notícia de Dezembro de 1920.

         Mas os Autos Pastoris não podiam faltar. Para o Natal teremos ali (Grupo) os Autos Pastoris, que pela certa levarão a este teatro muita concorrência. Infelizmente, trata-se de mais uma representação do Presepe, ensinando os amadores a falar a cantar, tornando-os incapazes de depois declamarem com correcção a mais simples comédia. Era uma opinião, que em nada correspondia à realidade e ao gosto dos tavaredenses.


Os pastores brutos - Presépio no GMIT - antiga sede

Sem comentários:

Enviar um comentário