segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

João de Almada Quadros Sousa de Lencastre


1º. Barão e 1º. Conde de Tavarede.
Nasceu a 28 de Fevereiro de 1794, filho de D. Antónia Madalena de Quadros e Sousa e de D. Francisco de Almada e Mendonça. Morreu em 14 de Fevereiro de 1861.
Em reconhecimento dos serviços prestados por seu pai, após o falecimento deste o então príncipe regente D. João VI, concedeu-lhe o título de barão de Tavarede, por diploma de 7 de Setembro de 1804. E, por novo diploma datado de 18 de Março de 1848, foi nomeado conde de Tavarede.


Herdou, de seu pai, os títulos de 2º senhor da vila da Ponte da Barca, 2º alcaide mor de Marialva e comendador da Ordem de Cristo. Foi coronel pelos voluntários realistas em Trancoso, em 1827.
Casou, no dia 4 de Março de 1810, com D. Maria Emília da Fonseca Pinto de Albuquerque Araújo e Meneses, filha e herdeira de Caetano Alexandre da Fonseca Pinto de Albuquerque, senhor do morgado de Longroiva, fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de D. Maria de Meneses Araújo Cardoso Cabral , morgada de Lageosa.
Tiveram um único filho: Francisco de Almada Quadros Sousa Mendonça de Lencastre da Fonseca e Albuquerque.
Os condes de Tavarede também estabeleceram morada em Trancoso, onde dispunham de grandes bens materiais. A condessa, D. Maria Emília, morreu naquela localidade, no dia 25 de Julho de 1876, com quase 88 anos de idade.
“… que tendo muito em lembrança a fidelidade, zelo e préstimo com que me serviu o Dr. Francisco de Almada e Mendonça, do meu Conselho, e desembargador do Paço até aos últimos momentos em que existiu, assim no exercício dos lugares que ocupou, como em outras comissões de maior importância, de que foi encarregado. E querendo dar testemunho de boa vontade com que o atendia e da satisfação que tenho de fazer Honra e Mercê, por estes respeitos e serviços, a seu filho primogénito João de Almada e Melo de Quadros e Sousa, sucessor na Casa de Tavarede, Hei por bem fazer-lhe mercê do título de Barão de Tavarede e que, com o referido título, goze de todas as honras, liberdades, isenções e franquezas que tocam e pertencem ao dito título de Barão e lhe podem competir e tocar na forma do uso e antigo costume destes Reinos”. (Carta de Honra e Mercê, datada de 7 de Setembro de 1804)

Fotografia do Palácio (antiga)

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário