quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rui Monteiro de Sousa

A Junta de Freguesia de Tavarede vai levar a efeito, nos próximos dias 29 e 30 do corrente mês de Maio, uma exposição de "Artesanato em madeira", sob o nome de "A VIDA FEITA PELA PONTA DE UMA NAVALHA".

É autor dos trabalhos a expôr o nosso conterrâneo e amigo Rui Monteiro de Sousa. Colega de trabalho durante dezenas de anos, nunca me passou pela cabeça que o Rui tivesse tal dom para trabalhar bocados de madeira, com a ponta do seu canivete. Já tinha visto alguns trabalhos seus, no Grupo Desportivo e Amizade do Saltadouro, na Sociedade de Instrução Tavaredense e numa montra de um estabelecimento na Rua da República. Mas, segundo o folheto distribuido, o Rui vai apresentar novos trabalhos e, pela amostra, serão dignos da maior admiração.


Se a Junta de Freguesia de Tavarede merece parabéns pela iniciativa, não podemos deixar de louvar o trabalho, a dedicação e a arte do nosso amigo Rui.


Permito-me aqui apresentar alguns dos trabalhos a expôr para que possam ser admirados por aqueles que costumam dar uma vista de olhos por este blogue.


Os pais do Rui Monteiro de Sousa tinham umas terras no vale de Sampaio, que amanhavam carinhosamente. Praticamente todos os dias lá iam os pais (Benjamim e Isabel), acompanhados pelos filhos, tratar dos amanhos necessários. O trabalho acima é uma visão estilizada daquela zona pelo Rui. Ao centro lá está a capela do S. Paio, à direita a casa da srª Aurora (tia), e à esquerda o pequeno edifício da entrada da mina da captação das águas para fornecimento à Figueira. Em baixo, ao centro, é a velha azenha, defronte da bica, com a caleira aérea que transportava a água que fazia movimentar a roda. Até a pequena casa de arrumações não foi esquecida.
Durante muitos anos o Rui foi músico do Rancho Etnográfico Os Cavadores do Saltadouro, do Grupo Desportivo e Amizade do Saltadouro. É de apreciar os pares dançando. O colorido é muito bom e dá grande realce aos bonecos.


O Rui também foi remador da Naval 1º. de Maio. E reproduziu um barco com a sua tripulação de remadores.


Como músico que foi, alguns dos seus companheiros mereceram a sua homenagem. Este boneco estilizado, representa o saudoso amigo António de Sousa 'Bichão', falecido já há alguns anos e que foi grande compositor e excelente intérprete musical, grande amigo da nossa terra, em cuja 'tuna' participou muito tempo.

Nesta fotografia da 'tuna' de Tavarede, vimos, em primeiro plano, à esquerda, o António Bichão, e, lá atrás, tocando bombo, o Rui de Sousa.

Termino estes breves apontamentos com uma fotografia do saudoso 'Lúcia-Lima-Jazz', de que o Rui Monteiro de Sousa fez parte. Aqui, tocava rabecão. O Helder (terceiro da esquerda) e o Rui (primeiro à direita), são os sobreviventes. Que o sejam por muitos e bons anos. E muitos parabéns ao Rui e que continue a dar que fazer ao seu canivete para nos recordar mais alguns pedaços da nossa terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário