A Junta de Freguesia de Tavarede vai levar a efeito, nos próximos dias 29 e 30 do corrente mês de Maio, uma exposição de "Artesanato em madeira", sob o nome de "A VIDA FEITA PELA PONTA DE UMA NAVALHA".
É autor dos trabalhos a expôr o nosso conterrâneo e amigo Rui Monteiro de Sousa. Colega de trabalho durante dezenas de anos, nunca me passou pela cabeça que o Rui tivesse tal dom para trabalhar bocados de madeira, com a ponta do seu canivete. Já tinha visto alguns trabalhos seus, no Grupo Desportivo e Amizade do Saltadouro, na Sociedade de Instrução Tavaredense e numa montra de um estabelecimento na Rua da República. Mas, segundo o folheto distribuido, o Rui vai apresentar novos trabalhos e, pela amostra, serão dignos da maior admiração.
Se a Junta de Freguesia de Tavarede merece parabéns pela iniciativa, não podemos deixar de louvar o trabalho, a dedicação e a arte do nosso amigo Rui.
Permito-me aqui apresentar alguns dos trabalhos a expôr para que possam ser admirados por aqueles que costumam dar uma vista de olhos por este blogue.
Durante muitos anos o Rui foi músico do Rancho Etnográfico Os Cavadores do Saltadouro, do Grupo Desportivo e Amizade do Saltadouro. É de apreciar os pares dançando. O colorido é muito bom e dá grande realce aos bonecos.
O Rui também foi remador da Naval 1º. de Maio. E reproduziu um barco com a sua tripulação de remadores.
Como músico que foi, alguns dos seus companheiros mereceram a sua homenagem. Este boneco estilizado, representa o saudoso amigo António de Sousa 'Bichão', falecido já há alguns anos e que foi grande compositor e excelente intérprete musical, grande amigo da nossa terra, em cuja 'tuna' participou muito tempo.
Nesta fotografia da 'tuna' de Tavarede, vimos, em primeiro plano, à esquerda, o António Bichão, e, lá atrás, tocando bombo, o Rui de Sousa.
Termino estes breves apontamentos com uma fotografia do saudoso 'Lúcia-Lima-Jazz', de que o Rui Monteiro de Sousa fez parte. Aqui, tocava rabecão. O Helder (terceiro da esquerda) e o Rui (primeiro à direita), são os sobreviventes. Que o sejam por muitos e bons anos. E muitos parabéns ao Rui e que continue a dar que fazer ao seu canivete para nos recordar mais alguns pedaços da nossa terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário