sexta-feira, 26 de novembro de 2010

João Jorge da Silva


Natural de Tavarede, onde nasceu no ano de 1882, era filho de José Jorge da Silva e de Ana Cunha. Era conhecido por João da Simôa, certamente porque terá nascido ou morado neste lugar, no caminho da Chã. Casou com Clementina Nunes Proa e tiveram dois filhos: António e Emília. Faleceu a 5 de Maio de 1952, com a idade de 70 anos.
Profissionalmente foi tipógrafo, exercendo funções de impressor na tipografia de “A Voz da Justiça”.
Aderiu, desde a sua fundação, ao Grupo Musical e de Instrução Tavaredense, onde, em 1912, foi professor de uma aula de música. Dirigia a orquestra dos teatros e foi o organizador e regente da primeira tuna desta associação, à frente da qual esteve cerca de seis anos. Foi nomeado sócio honorário desta colectividade em Dezembro de 1937.
Abandonou a actividade associativa, por volta de 1918. No entanto, em Abril de 1924, aparece uma notícia informando que “decorreu animadíssimo o baile realizado na Sociedade de Instrução Tavaredense no último sábado, por iniciativa do nosso amigo João Jorge da Silva. A concorrência foi grande, reinando a melhor alegria e prolongando-se a dança até alta madrugada de domingo”.
Sua esposa, Clementina, dedicou-se, durante muitos anos, à venda de tremoços, freiras e pevides, com “estabelecimento” no Largo do Paço, junto ao qual moravam.


Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário