sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

António Rodrigues dos Santos


Nasceu no dia 25 de Setembro de 1896 e faleceu em 18 de Janeiro de 1974. Casou com Maria de Oliveira da Silva, tendo três filhos: José, Arménio e Antonino.

Começou a actuar no grupo cénico da Sociedade de Instrução no ano de 1920, na opereta Entre duas Ave-Marias. Até ao ano de 1969, ano em que acabou a sua actividade no grupo, figurou mais de 50 personagens, em peças como Os Amores de Mariana, Noite de S. João, Em busca da Lúcia-Lima, Grão-Ducado de Tavarede, Os Fidalgos da Casa Mourisca, A Morgadinha dos Canaviais, Justiça de Sua Majestade, A Cigarra e a Formiga, O Sonho do Cavador, O Grande Industrial, Entre Giestas, A Nossa Casa, Raça, Frei Luís de Sousa, Terra do Limonete, etc.

Uma nota triste. Num espectáculo com a peça Raça, em que figurava o personagem Dr. Magalhães, com a casa passada e praticamente tudo pronto para começar o espectáculo, recebeu António Santos a notícia do falecimento de seu filho, Arménio. O espectáculo não podia ser adiado. Foi José Ribeiro que, improvisadamente, foi fazer o papel, o que causou algumas dificuldades aos outros amadores, pois não sabia nem o papel nem as marcações.

Era sócio honorário da Sociedade de Instrução Tavaredense.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário