sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Teatro da S.I.T. - Notas e Críticas - 17

1943

A SIT EM COIMBRA

O êxito continua...


Conforme noticiámos, o festejadíssimo grupo cénico da Sociedade de Instrução Tavaredense, foi na passada segunda feira dar um espectáculo no Teatro Avenida, de Coimbra, com a consagrada fantasia “O Sonho do Cavador”, em récita de gala organizada pela Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Coimbra, em comemoração do seu 80º. aniversário.

A representação desta peça na cidade universitária, constituiu um retumbante sucesso, oferecendo a sala de espectáculos do Avenida, literalmente cheia, um aspecto imponente.

Os amadores tavaredenses honraram uma vez mais os seus pergaminhos, dando à representação da peça um admirável desempenho que lhes valeu da parte da numerosa e selecta assistência, expontâneas e prolongadas ovações, tanto nos finais de actos como durante a representação.


Ao director cénico, sr. José Ribeiro, foram prestadas apoteóticas manifestações, pela assistência, nos finais do 1º. e 3º. actos.


A Direcção da colectividade em festa, foi duma cativante gentileza para com a embaixada tavaredense, tendo no início do 3º. acto premiado os amadores da SIT com mais de 25 anos de serviço, com artísticas lembranças, e oferecido no final do espectáculo, um finíssimo copo-de-água na sua sede.


Registamos com satisfação mais este grande triunfo da “companhia”, e fazemos votos para que muitos mais conte – e contará, disso estamos certos, enquanto ao “leme” estiver a inteligência, o saber e a inquebrantável persistência de José da Silva Ribeiro. (Notícias da Figueira . 01.02)

A SIT EM POMBAL

Pela primeira vez nesta vila, mas, mais uma a fazer bem por terras de Portugal, o grupo cénico da Sociedade Tavaredense deu duas representações no Cine Teatro de Pombal, nos dias 19 e 20 do corrente.


Foram duas admiráveis exibições, a favor do Dispensário Anti-Tuberculoso local, que a todos encantou e, principalmente, deve ter surpreendido uma meia dúzia de pessoas que, sem nunca terem visto o grupo em questão, prepararam um mau ambiente, conseguindo que na primeira noite, na qual foi representada a soberba peça portuguesa “Entre Giestas”, tivessemos uma casa um pouco fraca.


Mas que impressão deve ter causado a explêndida exibição do Grupo, que justas e elogiosas referências não terão feito os espectadores dessa peça, para que no dia seguinte o espectáculo em que foi representada “A Recompensa”, do dr. Ramada Curto, registasse uma enchente, não havendo um só bilhete que ficasse por vender.


De parabéns devem estar os indivíduos que conseguiram trazer cá tão humanitário como competente grupo dramático, que, embora constituído por amadores, podem sem receio de desmentido, comparar-se a muitas companhias de bons artistas profissionais.


Palmas inúmeras, principalmente quando a menina Teresa Paiva entregou à alma do Grupo que é o José da Silva Ribeiro, um lindo ramo de flores, como recordação da sua passagem pelo palco do teatro desta vila.


Em agradecimento aos cumprimentos do sr. dr. Blanc Paiva, mui digno director do Dispensário, falou o director do Grupo, que a todos encantou com a sua palavra fácil e sincera, quando, verdadeiramente comovido, falou das razões que o levaram a vir cá e também da alma e sentir da gente humilde, mas honrada, da linda terra do limonete.


Que breve voltem a esta linda vila, são os votos que fazemos, impacientes por novamente os aplaudir. (Notícias da Figueira – 06.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário