quarta-feira, 10 de junho de 2009

Recordações...



Longe de mim a ideia de pretender ensinar a História da nossa Terra. Seria pretenciosismo da minha parte. O que eu gostaria de fazer, se de tal fôr capaz, era recordar algumas histórias ou historietas de Tavarede e algumas figuras que tanto honraram esta terra.
Li toda a Imprensa figueirense existente na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, bem como os livros publicados, e ali existentes, que contam algo da história da Terra do Limonete. Nas colectividades locais também encontrei retalhos ou notas muito curiosas e de muito interesse.
Guardo na memória conversas interessantíssimas que, nos meus tempos de infância, ouvia contar aos mais idosos na pequena sapataria de meu saudoso Pai. Recordo, igualmente, os serões nas colectividades locais, especialmente durante os ensaios do teatro, onde sempre se ouviam historietas, bem reais, que muitas vezes nos faziam rir e hoje, passados tantos anos, algumas delas me fazem meditar.

São algumas dessas recordações que eu gostaria de aqui deixar. Tal como tenho feito nos meus cadernos, que se encontram na Junta de Freguesia de Tavarede, onde podem ser consultados.
Histórias e pessoas. Bem merecem que não caiam no esquecimento. E algumas fotografias também. Sobre estas, era bem interessante e importante haver alguém que, com tempo e paciência, fizesse uma busca de fotografias antigas, tanto do Teatro, da Música, das Colectividades e de nossos Antepassados, para organizar um album de verdadeiras recordações do passado, pois são historietas e fotografias que forma, no seu todo, um bloco muito importante da História de Tavarede que não deve ser esquecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário