segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ilda Stichini


Grande actriz do teatro profissional, foi dedicada amiga da Sociedade de Instrução Tavaredense, particularmente de José da Silva Ribeiro. Representou com o nosso grupo cénico num espectáculo levado à cena, em 18 de Julho de 1931, no teatro do Casino Peninsular, com a opereta A Cigarra e a Formiga, interpretando as figuras de A Fantasia e O Riso. “…Quando Ilda Stichini apareceu em cena, a assistência irrompeu numa extraordinária, prolongada e calorosa ovação, que bem lhe deve ter mostrado como é querida do público figueirense. Os versos da Fantasia disse-os a Artista ilustre com a vibração da sua delicada sensibilidade e a magia da sua voz. A assistência aplaudiu demoradamente, com sincero entusiasmo. Mas o número do Riso, que Alberto de Lacerda escrevera expressamente para Ilda Stichini, deixou verdadeiramente encantados os que o ouviram e se manifestaram com uma das mais vibrantes e espontâneas e demoradas ovações que naquele teatro se têm ouvido”.


Ilda Stichini nasceu no ano de 1895 e faleceu em 1977. Sócia honorária da colectividade, guarda-se ali o seu retrato, autografado, que ofereceu aquando uma das suas visitas.



Caderno: Tavaredenses com história

2 comentários:

  1. A minha avó conta-me e confirma-me que o pai dela era primo da Ilda Stichini e diz que ela tambem tinha uma irmã(alias conhecidas plas irmãs Stichini), adorava apurar a veracidade desta historia.


    Attila Stichini

    ResponderEliminar
  2. Minha cara Senhora
    Lamento não poder dar mais informações sobre a grande actriz Ilda Stichini, que foi grande amiga do grupo dramático de Tavarede, com o qual chegou a colaborar. Infelizmente nada mais sei. No entanto se conseguir mais alguma nota comunicarei.
    Cumprimentos
    Vitor Medina

    ResponderEliminar