sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Grémio Educativo e de Instrução Tavaredense

Conforme noticiámos, realizaram-se no último sábado, 9, e domingo, 10, as festas com que a Direcção do Grémio Educativo e Instrução Tavaredense festejou a sua inauguração.



Nunca pensámos que, numa terra tão pequenina como é Tavarede, se pudesse levar a efeito e com tanto brilho festas como aquelas que no sábado e domingo aqui se realizaram.



Tanto na Sessão Solene como no espectáculo, o salão-teatro oferecia um aspecto deslumbrante, pois estava ornamentada com verduras e flores, e para maior realce enchia a sala uma selecta como distinta assistencia



No sábado, conforme anunciava o programa, teve lugar o Espectáculo



Cêrca das 22 horas, com uma casa completamente repleta de gente, a orquestra executou o hino, que foi cantado por alguns alunos da escola nocturna dêste Grémio, que se encontravam no palco e que a assistência ouviu de pé.



Apareceu então o sr. Belarmino Pedro, que disse ir ali para fazer entrega dum estandarte oferecido pela Senhora Dona Carmo Santos ao Grémio Educativo, e que a sua Direcção, por sua vez, resolveu oferecer aos alunos da referida escola, sendo nessa altura colocadas no mesmo estandarte duas fitas oferecidas pelos alunos.



Terminada que foi esta cerimónia, representou-se a farça num acto, Uma recepção elegante, desempenhada por cinco meninas, que se portaram admiravelmente, tendo sido muito aplaudidas.



Seguiu-se o drama Amor de Pai, também num acto, desempenhado por cinco homens, tendo agradado imenso, sendo no final muito aplaudido, fazendo a assistência uma chamada especial ao sr. Raul Martins, ensaiador das mesmas peças.



Representaram-se ainda a farça num acto, Um chaufeur desastrado, desempenhada por cinco meninas, e a comédia também num acto, Medrosos e valentes, desempenhada por cinco homens, que agradaram muito.



E a terminar o espectáculo, que findou pelas 2 horas, mais uma vez a orquestra executou o hino, tendo ainda a assistência feito uma chamada especial ao sr. Raul Martins, depois do que tudo debandou com a melhor impressão.



* * *
No domingo era anciosamente esperada a Sessão Solene



Cêrca das 16 horas, apareceu no palco do Grémio Tavaredense o sr. Dr. César Freire Falcão, ilustre professor do Colégio Liceu Português e Presidente da Assembleia Geral.



Uma vez executado o hino, S. Exª., leu alguns artigos dos Estatutos do Grémio e empossou os Corpos Gerentes dos seus cargos, convidando, em seguida, para presidir áquela sessão, Mr. Cónego Dias de Andrade, mui ilustre Director do Colégio Liceu Português, e que foi um dos mais ilustres ornamentos do Senado Português.



Mr. Dias de Andrade, uma vez na presidência, convidou para o secretariarem os srs. Dr. António Sotero, Capitão Nunes de Oliveira, Fernando Mendes, Dr. Mendes Pinheiro, Dr. Valadares e Tenente-coronel Benfeito, cedendo-se à leitura do expediente, em seguida à qual usou da palavra o sr. Dr. César Falcão, que, num brilhante e bem urdido discurso, prendeu a atenção de todo o auditório, tendo sido as suas últimas palavras abafadas com uma prolongada salva de palmas.



Seguiu-se-lhe o sr. Dr. Carlos Aguiar de Loureiro, que leu um extenso e magnífico trabalho da sua auctoria, sendo muito aplaudido e felicitado.




Em seguida usou da palavra o Revº. Pároco desta freguesia e um dos principais fundadores da obra que se estava inaugurando, que, brilhantíssimamente expôs com uma clareza inalteravel, quais as misérias que assolam o mundo, devidas ao bolchevismo, que sopra do Oriente.



S.Exª. Rev.ma foi de uma eloquência admirável, pelo que foi muito felicitado e vivamente aplaudido.



Para descrever um pouco da história de Tavarede, usou em seguida da palavra o sr. Dr. Canavarro de Valadares, que brilhantíssimamente fez a narrativa da história de Tavarede, e pena é que o espaço nos não permita um largo resumo do que S. Exª. narrou, pois que, bem digno disso era. O sr. Dr. Canavarro de Valadares foi muito aplaudido.



Levantou-se depois para usar da palavra, Mr. Dias de Andrade, presidente daquela sessão. O silêncio acentuou-se, visto haver grande interêsse pelas suas palavras, e S. Exª. principiou duma maneira admiravel, tendo conduzido sempre o seu magnifico discurso de molde que todo o auditório não perdesse um instante de aproveitar os seus ensinamentos.



E depois de largas e sensatas considerações, Mr. Dias de Andrade terminou por entre uma carinhosa ovação de aplauso que todos quantos o escutavam lhe tributaram, dando, em seguida, por terminada a Sessão Solene.



* * *
Durante as festas que o Grémio Educativo e Instrução Tavaredense promoveu para festejar a sua inauguração, lembramo-nos ter visto, assistindo tanto ao espectáculo como à Sessão Solene, as ilustres Senhoras: - DD. Alice e Maria Manuela Camolino de Sousa, acompanhadas de sua mãi; Rita Juzarte Santos; Maria, Ofélia e Josefina Cruz e Costa, directoras do Colégio Luiz de Camões; Carmo Juzarte Santos; Caetana Laydlei Costa; Celeste Maria de Melo Mendes; Celeste Mendes; Gloria Soares de Oliveira; Maria de Lourdes Mendes Diniz da Fonseca; Greta Scheibe; Alda Ferreira de Almeida; Maria da Conceição Loureiro; Professora de Tavarede; Maria da Conceição Palrinhas, Ricarda Moniz, e muitas outras de cujos nomes nos não lembramos.



E os Ex.mos Senhores: - Dr. António Sotero; Dr. Canavarro de Valadares; Dr. Mendes Pinheiro; Fernando Mendes; Capitão Manuel Nunes de Oliveira e familia; António Ramos Pinto; Tenente-Coronel Bemfeito; Mr. Dias de Andrade; Dr. César Falcão; Capitão António de Aguiar Loureiro; Padre Nunes Pereira, Reitor de Montemor-o-Velho; Padre Abilio Costa; Padre Abrantes Couto; Ezequiel Leite de Coelho Fortes; António Simões; António Vitor Guerra; Raul Martins; Capitão Mourinha; Padre Palrinhas, Arcipreste da Figueira; Joaquim Gomes de Almeida, Director de O Figueirense; Agostinho Domingues, Redactor de O Dever; Francisco Martins Cardoso; Francisco Moniz, e muitos outros de cujos nomes não nos lembramos.



* * *
Ao Grémio Educativo e Instrução Tavaredense desejamos longa vida, com os nossos agradecimentos pelo convite que nos enviou.





(O Figueirense - 1932-04.14)

Sem comentários:

Enviar um comentário