sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O Associativismo na Terra do Limonete - 95

         Encontrámos, em Maio de 1968, uma curiosa nota sobre a actividade teatral em Tavarede. O teatro da SIT pode considerar-se em actividade permanente. Durante o ano inteiro, representando ou ensaiando, os tavaredenses não interrompem a sua actividade de amadores. É uma Companhia que não tem férias.
         Assim é de facto. Comprovam-no algumas notas sobre a actividade do grupo cénico da SIT. Vejamos:      Representado o clássico Molière (As Artimanhas de Scapino), seguiu-se o actual Artur Miller com o drama Todos eram meus filhos.     _ No mês passado terminaram as representações do Médico à Força (novamente Molière, com uma peça para rir).       _ Neste momento já uma nova peça entrou em ensaios de apuro para ser representada muito brevemente: desta vez uma obra de Shakespeare, na adaptação do ilustre dramaturgo, historiador e crítico de teatro, Luís Francisco Rebelo – Dente por Dente.
         É uma peça de muito interesse, que exige tão grandes cuidados e estudo na interpretação das várias personagens (mais de 20 figuras entram do desempenho) como na encenação dos seus 14 quadros – divididos apenas por um intervalo na representação. O guarda-roupa, rico e variado como a obra exige, está a ser preparado pelo consciencioso artista da indumentária Alberto Anahory; e a cenografia foi executada pelo distinto cenógrafo José Maria Marques, da capital.
         Toda a música de cena e a que se ouve na ligação dos quadros, é do tempo de Shakespeare e foi amavelmente facultada à SIT pelo Instituto Britânico em Lisboa.
       
       Pela segunda vez, uma peça de Shakespeare foi levada à nossa cena, Dente por dente. A estreia da peça “Dente por Dente” de Shakespeare, adaptação de Luís Francisco Rebelo, pelo grupo cénico da Sociedade de Instrução Tavaredense, no último sábado, aguardada com o maior interesse no meio local, ultrapassou toda a espectativa.

Dente por dente

         Desde a interpretação pelo notável conjunto de amadores ao mais pequeno pormenor da montagem, está valorizada extraordinariamente pelo adequado jogo de luzes, maravilhoso guarda-roupa e artísticos cenários, pode afirmar-se que foi um grande espectáculo que o mestre de teatro, que é José da Silva Ribeiro, ofereceu ao público. Antes de subir o pano, dissertou longamente sobre o mérito da obra do genial dramaturgo, sendo muito aplaudido pela numerosa assistência, bem como no final da representação.
         No próximo sábado o memorável espectáculo será repetido na sede da colectividade.
         Apresentamos as nossas saudações a todos os intervenientes na representação pela sua ilimitada dedicação ao Teatro, que, sendo um dos mais poderosos instrumentos de cultura, honra sobremaneira a nossa terra.

         Então, a colectividade entendeu homenagear o dramaturgo Dr. Luiz Francisco Rebelo, tradutor desta peça de Shakespeare. Revestiu-se de excepcional brilhantismo a festa de homenagem ao ilustre dramaturgo dr. Luís Francisco Rebelo, realizada no último sábado na Sociedade de Instrução Tavaredense e promovida pelo seu grupo cénico, que representou a peça “Dente por Dente” de William Shakespeare na adaptação feita pelo homenageado.
         A ampla sala de espectáculos, que se encontrava repleta, oferecia o belo efeito das grandes representações. O brilhante escritor, que se fazia acompanhar de sua esposa, foi recebido com estrondosa ovação por parte da assistência.
         Antes do início do espectáculo, o director do grupo cénico, sr. José da Silva Ribeiro, veio ao proscénio saudar o ilustre visitante. A representação decorreu em bom nível artístico, pois que o festejado grupo de amadores devia ter realizado uma das melhores representações da peça do imortal dramaturgo.
         No final do espectáculo o dr. Luís Francisco Rebelo, acedendo simpaticamente às constantes chamadas do público, desceu ao palco acompanhado pelo Presidente da Assembleia Geral da SIT, sr. Professor Rui Fernandes Martins, para receber as homenagens da assistência, sendo-lhe entregue pela principal amadora, Violinda Medina e Silva, um ramo de flores da nossa terra. A sua esposa já anteriormente havia sido oferecido um vistoso ramo de flores pela gentil menina Otília Maria Medina Cordeiro.
         Ao agradecer as calorosas saudações que a numerosa assistência lhe tributara, o ilustre dramaturgo e historiador do Teatro pronunciou um brilhante discurso, exaltando a notável obra cultural e artística que a SIT vem realizando, a qual considerou surpreendente.
         Seguidamente foi servido a todos os convidados e ao pessoal do palco um abundante “copo de água”, durante o qual fizeram uso da palavra para cumprimentar o ilustre homenageado vários dos presentes. Em suma, os tavaredenses souberam receber na sua modéstia, as deferências que eram devidas ao ilustre autor da peça “O Dia Seguinte” que obteve assinalado êxito no palco da SIT, a quando da sua representação.

Sem comentários:

Enviar um comentário