sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Usos e Costumes da Terra do Limonete - 8

         Outro então fez-nos ir bater á porta por vezes varias, e um dia sahe-se com esta:
         = Olhem lá, meninos, vocês tambem fazem festa d’egreja?
         Depois de resposta affirmativa:
         = E de que consta? Quem canta ao côro? De onde é o armador? Quem... – e fez-nos uma série de perguntas que só a paciencia de Job retorquiria. Mas como contavamos com verba taluda, gramámos bem uma bem puchada hora de massada... E sabem quanto assignou? Foram 30 reis, por signal em cobre, porque, dizia elle, agora não tinha mais trocado! Para a outra vez daria mais qualquer coisinha...
         É verdade! E foi-nos exigindo um foguete, que então já custava creio que uns seis vintens, e que fossem no dia da festa com o gaiteiro tocar-lhe á porta, como era habito no seu tempo!!
         E por estes e outros motivos, eu tenho a firme, a certeza plena de que os rapazes da Figueira perdiam o moral e desistiam por completo, no caso que prosseguissem – como era do seu dever – no que se propuzeram.
         Antes que te cases... – e é bem certo.
         Soffrem-se muitas decepções, meus caros, acreditem. As luzidas festas que vós todos os annos haveis apreciado custa muito aos que a emprehendem. Sua-se muito e dão-se milhares e milhares de passadas.
         Eu, com os meus 23 annos, já sei muito bem o que ellas custam. No emtanto inda lá ia outra vez, inda estava no firme proposito de trabalhar com a mesma boa vontade, com o mesmo amor proprio, conjunctamente com rapazes da minha terra, para a realisação de tão sympathicos festejos, se vocemecês, na qualidade de inexperientes no assumpto, me não alliviassem d’esse pesado fardo.
         E para quê? Para agora um dos commissionados – talvez com o criterio espicaçado pelo arrependimento – me vir offerecer vinte mil reis para eu ficar por elle!
         Pobre d’espirito!
         E aqui teem explicado o motivo por que os rapazes de Tavarede capricharam em não levar a effeito este anno os tradicionaes festejos ao Santo Casamenteiro.
         Oxalá semelhante facto se não repita, pois, que diabo, cá na terra ainda há gente competente para fazer os festejos ao S. Joãosinho – os festejos que dão honra á Tradição e sobretudo ao perfumado Canteiro de Limonete...
         No emtanto, para aquelles dias este anno aqui não passarem despercebidos, e instados pelas moçoilas, um grupo de rapazes, possuido da melhor boa-vontade, realisará nos proximos sabbado, domingo e segunda-feira uma modesta festa, uma festa de um cunho accentuadamente familiar, a qual constará do seguinte:
         = De sabbado para domingo, no Largo do Forno, rancho de descantes populares, abrilhantando parte da tuna do Grupo Musical Tavaredense;
         = Domingo, á tarde, continuação do mesmo rancho, destinando-se um premio para o par que se apresentar em rigoroso ponto em branco;
         = Na segunda-feira, de manhã, desafio de malha entre oito dos melhores batedores do burgo, no pittoresco quintal do estabelecimento commercial dos successores de F. Cordeiro, sendo disputado um leitão, o qual será pago pelos vencidos e papado pela assistencia;
         = No mesmo dia, á tarde, corridas varias e a indispensavel Rosquilhada – um dos numeros que chama a Tavarede dezenas e dezenas de pessoas, principalmente d’essa cidade.
         = Á noite, danças populares.
         E d’esta fórma tenho a certeza que não deixará de divertir-se toda a gente de Tavarede e a que cá affluir n’aquelles dias”.
No ano de 1926 ainda se manteve o costume. “Como aqui noticiámos, realisaram-se nos dias 31 do passado mês de Julho, 1 e 2 do corrente, as festas ao S. João, que um grupo de homens levaram a efeito e que decorreram sempre com grande pompa e brilhantismo.
         No sábado à noite houve concerto pela filarmónica “Figueirense”, queimando-se ao mesmo tempo um lindo e vistoso fogo do ar e ranchos populares até de manhã, abrilhantados pela tuna do Grupo Musical I. Tavaredense.
         Domingo, às 12 horas, começaram novamente os festejos com uma missa soléne, assistindo a esta, a parte coral da mesma tuna Tavaredense.
         Seguiu-se-lhe as cavalhadas, que ao contrário dos anos anteriores, percorreram primeiro essa cidade.
         Estas despertaram grande entusiásmo, pois já há muitos anos que assim se não realisavam cavalhadas tão concorridas, e por este motivo, nas praças e ruas déssa cidade, onde elas passáram, estava uma enorme multidão de povo que gosta sempre de apreciar estes divertimentos.
         Depois caminharam para Buarcos, onde tambem aguardavam a chegada dos tavaredenses, muitas dezenas de pessoas.
         De novo voltaram para esta povoação onde terminaram já tarde. Às 9 horas, pouco mais ou menos, a “Figueirense” de novo começou o seu concerto, exibindo neste dia algumas das melhores peças do seu vasto reportório, seguindo-se tambem ranchos populares, que terminaram perto das 2 horas da madrugada de segunda-feira.
         Tudo retirou fatigado de tantos divertimentos realisados nos dias anteriores.
         Dia 2, segunda-feira – Às 4 horas da tarde já na nossa terra se encontravam algumas dezenas de pessoas que vinham assistir ao melhor da festa.
         Às 6 horas, começaram as rosquilhadas, que correram animadas. Este numero atrazou bastante os outros, que eram as corridas de velocidade, de sácos, de 2 pérnas, de pótes, etc.; este número, um dos que mais interesse despertava, não se realisou, por motivo de já ser muito tarde quando se estava para efétuar, realisando-se os seguintes e que tivéram o resultado que a seguir publicamos:
         Corridas de velocidade, calculadas em 350 metros: 1º prémio, António Cardoso, 2º, Manuel Nogueira e Silva, 3º, Carlos Custódio.
         Corridas de 100 metros, rapazes até 12 anos: 1º, prémio, Joaquim Medina, 2º, Antonio Fadigas Cordeiro, 3º, Gentil Ribeiro.
         Corridas de Agulhas: 1º prémio, Joaquim Broeiro, 2º Armando Amorim, 3º, Izelino Prôa.
         Corridas de 3 pérnas: 1º prémio, João e Jorge Medina, 2º, Polidoro Fernandes e Constantino Migueis Fadigas, 3º, Rui Gaspar de Lemos e José Gomes.
         Durante as corridas, que decorreram sempre no meio da maior animação, fez ouvir brilhantemente, um reportório escolhido, uma filarmónica... composta de três pontos...
         E terminou na segunda-feira, já tarde, as festas realisadas nesta risonha povoação, em honra de S. João.

Cumpre-nos dirigir, mais uma vez, aos componentes da Comissão Organisadora dos festejos, os nossos parabens pelo bom êxito que alcançaram”.

Sem comentários:

Enviar um comentário