sexta-feira, 16 de maio de 2014

Operetas em Tavarede - 17

No segundo acto as figuras simbólicas transformam-se em figuras da vida real. Luísa, filha do António Moleiro, namora com José Cigarra, com o consentimento e agrado do pai. O Cigarra é bom rapaz, cavador, honesto, embora tenha mais gosto em andar nas festanças do que em trabalhar. Mas é pobre e, um belo dia, o António Moleiro sabendo que o João Viúvo, um ricaço boçal da aldeia, procurava mulher para casar novamente, logo pensou na sua filha.

         Ao João Viúvo não lhe interessava casar por amor. O que pretendia, avarento como uma formiga, era arranjar uma mulher que lhe fizesse a lida da casa, tratasse dos animais e dos amanhos das terras. Pretendia fazer boa escolha, pois a mulher que ele levasse ao altar, teria que valer, pelo menos, por duas criadas. Queria o trabalho feito e sem ter que pagar...

         António Moleiro foi tocado pelo espírito da ganância e pela ambição da riqueza. Não se importou em sacrificar sua filha. O Viúvo era rico, enquanto que o outro, o Cigarra, nem tinha onde cair morto... Luísa, filha obediente e submissa, embora contrariada porque o seu desejo era casar com José Cigarra, aceitou a decisão do pai.

            Luísa         
Ai minha mãe, minha mãe!
Vivesses tu, tinha eu pai!
Assim, se o pranto me cai,
Não tenho pai nem ninguém!

Na minha pobreza fico;
Só quero amor e alegria.
E quem fôr muito mais rico
Coma seis vezes ao dia.

Minha agulha de coser,
Meu amor e minha fé,
São os bens que quero ter
Para dar ao meu José.

Minha agulha de coser,
Meu amor e minha fé,
São os bens que quero ter
Para dar ao meu José.
Meu José.

          José
Viva a minha
Luísinha,
Minha flor,
Anjo terno,
Meu eterno
E lindo amor.

            Luísa 
Eu no meio
Do enleio
Deste encanto,
Já nem sei
Que direi...
Quero-te tanto!

            José
Minhas penas
Têm apenas
Como alento
Este sonho
De risonho
Casamento!

            Luísa
Encantos meus!
Quanta alegria!
Prouvera a Deus
Fôsse hoje o dia!

            Luísa 
Encantos meus
            José 
Encantos meus
            Luísa   
Quanta alegria
            José     
Quanta alegria
            Luísa                  
Prouvera a Deus
            José          
Prouvera a Deus
            Luísa 
Fôsse hoje o dia
            José           
Fôsse hoje o dia

            Luísa              
Marido e mulher
Juntos assim
 Até à morte!

            José 
Que bom há-de ser
Gozar enfim
Tão linda sorte!

            Ambos 
E depois
Para os dois
Há-de haver
Uma vida
Só tecida
De prazer.
Mal te vi
Concebi
Meu profundo,
Grande amor,
O maior
Deste mundo!

         O amor foi sacrificado. José Cigarra, vendo que a sua Luísa o trocava por outro, por um velho, resolve, despeitado, divertir-se na festa de S. João, para mostrar que, com ele, estava tudo bem e continuava alegre e feliz.

         Aquelas festas, como de costume, eram muito do agrado do povo, que nelas procurava divertir-se, esquecendo, ainda que por momentos, as dificuldades e agruras da vida diária.

            Raparigas              
Vamos raparigas,
Não falte ninguém
A soltar cantigas
E a bailar também.
Vamos à função.
Cachopas, ligeiras:
 Saltar as fogueiras,
 Honrar S. João.

            Rapazes              
 Ai meu S. João,
 Santo milagreiro,
 Ponde num braseiro
O meu coração.
  Alcachofra ardida
  Reflorece às vezes,
  E após os revezes
  É mais linda a vida.

            Raparigas 
    Da chama ao calor,
      Em volta do lume,
             Rapazes 
       Da chama ao calor
            Raparigas          
        Do próprio ciúme
         Refloresce o amor
            Rapazes                 
         Do próprio ciúme
            Raparigas           
        Morre o azedume
         Do velho rancor
            Rapazes          
        Morre o azedume
            Raparigas 
         Refloresce o amor
         Do próprio ciúme.

            Rapazes 
       Refloresce o amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário