sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Associativismo na Terra do Limonete -82

Chegámos, agora, às Bodas de Ouro do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense. Esta colectividade, porém, iniciara novamente um período muito dificil. O Paço dos condes de Tavarede começava a apresentar um estado ruinoso. Breve chegaria o tempo em que, uma vez mais, esta associação se veria obrigada a sair da sua sede. Festejou, modestamente, a efeméride. Como este jornal noticiou, o Grupo Musical e de Instrução Tavaredense, colectividade cujo passado tanto honra a nossa terra, completou 50 anos de existência.

 
                                      Baile no Grupo

          Na madrugada de domingo, uma fanfarra sob a competente regência do distinto músico, sr. José Nunes Medina, percorreu a povoação, a saudar os associados da colectividade em festa.
         O baile de gala, abrilhantado pelo conjunto “Satélites do Ritmo” e a posse aos novos corpos gerentes, tiveram acentuada animação.
         Para o passeio à Serra, no próximo domingo, está já inscrito um número de famílias que asseguram uma tarde bem passada.
         Os nossos cumprimentos aos dirigentes grupistas pela sua pertinácia, com os votos de que a passagem deste cinquentenário seja o despertar de novas energias e o início de novas jornadas para o bom nome de Tavarede.

E terminamos, agora, estas recordações. Continuaremos com a inauguração das obras de remodelação da sede da Sociedade de Instrução Tavaredense. E se nesta associação tavaredense o associativismo estava cada vez mais florescente, o mesmo não sucedia com a sua congénere local. Mas, como teremos ocasião de ver, uma vez mais conseguiu o milagre da ressurreição. E veremos, também, o associativismo criar novos baluartes, novas raízes que vingaram e progrediram. Muito trabalho, muito esforço colectivo, muita dedicação. Mereceu a pena. Tavarede podia continuar a orgulhar-se não só do seu passado associativo, mas, também, do presente e esperançado num futuro brilhante.




Calouste Gulbenkian

FIM SEGUNDO VOLUME


Sem comentários:

Enviar um comentário