sexta-feira, 4 de setembro de 2009

José Luís do Inácio

Natural de Tavarede, faleceu no dia 16 de Setembro de 1889, com 61 anos de idade. Era filho de Inácio Luís e de Maria da Silva Caçoa.
Operário tanoeiro muito competente, era mestre da tanoaria da casa da família Jardim, na Figueira, onde faleceu quase repentinamente, vítima de congestão pulmonar.
Amador teatral muito considerado, era “obrigatório” em todas as sociedades dramáticas em Tavarede. Ernesto Tomás, descreve-nos uma das cenas em que ele participou: “Rompia o espectáculo com uma comédia que, se bem nos recorda, se intitulava Os dois rivais, que nos dava em exibição no princípio, um velho vegete, enamorado de uma criada, fresca e rosada, que tentava a carne mais apática. O papel de velho havia sido distribuído a José do Inácio, que apareceu risonho em cena a mostrar-se à rapaziada da Figueira.
Ainda o pano não havia subido e na plateia o fora, fora, fora, ribombava atroador, soltado por dezenas de gargantas tonificadas pelo bom sol e bom ar dos campos. De súbito, ouviu-se uma voz: pano acima!
A rapaziada da Figueira pespegou com o José do Inácio dentro de um caixão (coisa da peça) o qual depois iria subindo, puxado pela criada namorada, que assim o subtraía às vistas dos amos peticegos… … O caixão, dando balanços desencontrados, fazia com que o Inácio pensasse mais do que uma vez que a comédia descambaria em… tragédia…”.
Era casado com Luísa Genoveva, de nome completo, Luísa Pereira de Figueiredo Tondela, também ela muito afamada amadora teatral. “Foi assim que a vimos representar no drama Os miseráveis de Londres, em que desempenhava o papel de uma mãe desgraçada, lamentando a sorte de um filhinho, que jazia num berço a dormir o sono da inocência…”.
De registar que José Luís do Inácio e Luísa Genoveva foram avós de Helena de Figueiredo, também ela uma das melhores amadoras teatrais tavaredenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário