sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Luís João Rosa

“Faleceu em Tavarede, no último sábado, sepultando-se no domingo, o nosso amigo e dedicado correligionário sr. Luís João Rosa, proprietário da Quinta do Paço e ali, onde residia há anos, gozando da estima e consideração da população.

Deploramos a sua morte porque o tínhamos na conta de um dos nossos mais dedicados amigos e porque ali prestou serviços ao Partido Republicano Português, ainda ultimamente presidindo à Junta de Paróquia local.

O saudoso extinto, que era natural de Lavos, viveu em África alguns anos e, adquirindo alguns meios de fortuna, regressou aqui, comprando a quinta e a Casa do Paço de Tavarede, dedicando-se à lavoura e ao comércio de gados, tendo sempre um talho no nosso mercado. Era muito activo, mas a doença, que ultimamente o minava, prostrou-o no leito e em poucos dias lançou-o no tumulo”. (Outubro de 1916)

Luís João Rosa havia feito a compra do solar e quinta que pertenciam ao Conde de Tavarede, por escritura de 24 de Fevereiro de 1898, pelo valor de 5.000$000.

Pertenceu à Comissão de Beneficência da Freguesia de Tavarede, à Junta de Paróquia local, foi regedor e membro eleito para a 1ª. Comissão Paroquial Republicana, em 1911.

No campo associativo, pertenceu à Estudantina Tavaredense, a quem cedeu o Teatro Duque de Saldanha, instalado no solar que adquirira, e à Sociedade de Instrução, da qual fez parte como membro da Assembleia Geral.
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário