quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fernando Duarte Santos

Natural de Tavarede, onde nasceu no ano de 1905. Era filho de João Santos e de Maria José Duarte Caldeira. Foi casado com Idalina Fernandes dos Santos e morreu no dia 29 de Março de 1985. O casal não deixou descendentes.

Sapateiro de profissão, era habilíssimo na sua arte. Tinha a oficina em sua casa, na sua Direita.

Foi um devotado elemento da Sociedade de Instrução Tavaredense e do seu grupo dramático, participando sempre em papéis secundários, mas sempre mostrando a melhor vontade em servir o seu grupo.

Como director, fez parte de diversas direcções, reservando para si o cargo de porta-estandarte. Também foi dedicado cobrador da colectividade. No ano de 1979, a Sociedade de Instrução Tavaredense nomeou-o seu “Sócio Honorário”.
Peça 'Ana Maria' - Fernando Santos é o quarto a contar da esquerda

Haviam-lhe posto a alcunha de “Xanato”. É que, por diversas vezes, chegava atrasado aos ensaios ou às reuniões e, pedindo desculpa, sempre se justificava por “ter estado a acabar um xanato” (conserto de sapatos).

Humilde e simples, fazia gosto em apresentar-se, dentro da sua modéstia, nas melhores condições. Não raras eram as vezes, quando o grupo se deslocava de camioneta a qualquer terra, ir de pé. “Para não engelhar as calças”, dizia ele…

Sua esposa, Idalina, foi amadora teatral na Sociedade de Instrução, desde 1920, na peça Os Amores de Mariana, até 1929, em A Cigarra e a Formiga.

Idalina Fernandes, que faleceu no dia 3 de Outubro de 1972, com 73 anos de idade, era filha de Manuel Fernandes Júnior, um dos fundadores da Sociedade de Instrução, e de Maria Augusta de Oliveira. Curiosamente, encontrámos uma indicação, numa acta do Grupo Musical, que diz o seguinte, referindo-se a esta tavaredense, em Março de 1926: “pelo sr. Manuel Fernandes, foi informado o vice-presidente da direcção, que sua filha Idalina, havia acedido ao pedido que lhes fora feito para fazer parte da nossa secção dramática. Pelo presidente, sr. António Vítor Guerra, estando aquela senhora presente, foram-lhe apresentadas as boas-vindas, ao mesmo tempo que lhe solicitou encarecidamente para que, quando desejasse fazer qualquer reclamação, por qualquer inconveniência, em que se sentisse melindrada, portas adentro do Grupo, que se dirigisse a esta Direcção, a qual estaria sempre pronta a resolver o assunto de forma a desaparecerem mal entendidos…”. Não temos mais qualquer nota da sua participação neste grupo cénico.

Também foi nomeada sócia honorária da SIT.

Caderno (Tavaredenses com História)

Sem comentários:

Enviar um comentário