domingo, 16 de agosto de 2015

Tavarede no Teatro - 10

         Pois, pudera! A água de Tavarede tinha fama universal e muitas propriedades urinéticas...

         “Puro engano, esclarece o presidente. A água que a Figueira nos chupa por um canudo, é para ela um verdadeiro canudo. Tem mais cal que os fornos da Salmanha”. E era bem verdade. A água ia para a Figueira, desde o Praso, lá ao cimo do Vale de S. Paio, da nascente do Olho de Perdiz, pela grande conduta que ia dar aos depósitos do Pinhal, aonde era tratada com cal antes de distribuída. “Agora a água da nossa fonte, isso é outra loiça! É especial. Fina, pura, saborosa, aveludada. É um regalo! Para desenvolver as teorias dos intestinos não há melhor...”.

         A Fonte e o cortejo das Bilhas, entram e cantam:

                             Mato a sede a toda a gente
                              E às avesinhas do céu;
                              À minha água transparente
                              Ninguém fez cara de réu.

                               Todo o dia ao lusco-fusco
                              Oiço as alegres cantigas
                              E os segredos que os rapazes
                              Cochicham às raparigas.

                                       Airosas, catitas,
                                       De barro encarnado,
                                       À fonte nos levam
                                       Com todo o cuidado;
                                       E ás vezes trazemos
                                       Raminho entrouxado,
                                      A moça que chega
                                      C’o seu namorado,
                                      Comigo à cabeça
                                     Conversa um bocado
                                     E apanha à sucapa
                                     Seu beijo furtado.

         O jornalista, claro, provou e gostou. A fonte e as bilhas, também aproveitaram para fazer as suas reclamações, especialmente contra a miudagem, pois “é pedrada que ferve e cada palavrão que nem almocreves!”.

         Que fossem descansadas, respondeu o governador. Para lá destacaria a polícia e mandaria um engenheiro “para reparar os estragos e desentupir os canos”.

         E o primeiro quadro acaba quando Delfim Pirolito se resolve a mandar uma grande reportagem para o seu jornal, pois reconhece que tal revolução se impunha e que o povo fez muito bem libertando-se e proclamando a sua independência, acompanhando, no entanto, o governador a uma visita à terra para apreciar os seus progressos, com o que enriquecerá as notícias.

         Chegam os dois, governador e jornalista, ao largo da Igreja, no momento em que um grupo de populares, que ali se encontra, vai contando a cantoria de um cuco. Contaram até doze e disseram, em voz alta; “é meio dia!”.

         O Pirolito ficou admiradíssimo. Então o relógio da aldeia era um cuco, um passaroco verdadeiro? Era verdade. Tinham conseguido arranjar uma comissão de subscrição, em cada povoação da república, para aquisição de um relógio para a torre da igreja, mas tudo tinha ficado em águas de bacalhau, pois o apuro final não dava, sequer, para mandar cantar um cego!

         O governador, homem engenhoso, lembrou-se de mandar apanhar um cuco e de o ensinarem a cantar de hora a hora. Só cantava desde o sol nascer até às 11 da noite, mas era o que bastava, pois a gente da terra “deita-se sempre entre as 10 e as 11”. Causou uma certa confusão ao jornalista o facto do pássaro cantar sempre com duas notas iguais – cu – cu -, o que estaria certo para as horas pares. E para as outras?

         “Muito simples, informa o governador. 5 horas, por exemplo, canta duas vezes cu – cu e mais um cu para fazer a conta”.

         Engenhoso, prático e simples. E, sobretudo, económico. Só era pena não tocar as trindades, mas o cuco não conseguia tocar o sino e, por pouco dinheiro, “ninguém quer manobrar o badalo...”. Como resolver, então, a falta? “Olhe, o povo salta da cama mal luz o buraco. Com o sol a pino, toca a ir à trincadeira e à hora dos morcegos, que é o lusco-fusco, ovelhas ao curral”.

         Ao olhar para o ribeiro, que corria ali ao lado, o jornalista questiona se o mesmo tinha água todo o verão e se era navegável. Que não. Isso não era, pois nele só navegam as lavadeiras, que era o clube da má-língua lá da terra. “Esfrangalham uma reputação como quem depena um frango”. Nem a propósito. Eis que chegam as lavadeiras para a sua tarefa e, ao pedido do jornalista para mostrarem as suas habilidades, cantam:

                             “A roupa que nós lavamos
                               É de vária freguesia.
                               O sabão não chega a meio
                               Para tanta porcaria.

                               Lavamos muita fraldinha
                               De pintinhas salpicada.
                               À força d’ensaboadela
                               Fica sempre obra asseada...

                               As águas desta ribeira
                               Conhecem muito segredo
                               Das meninas que namoram
                               Escondidas no arvoredo.

                               De noivas e de casadas
                               Toda a roupa aqui vem ter.
                                Por isso sabemos coisas
                                Que não se devem dizer.

                               As nódoas que traz a roupa
                                Nos fartamos de esfregar.
                                Estas pedras se falassem

                                Tinham muito que contar”

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