quinta-feira, 16 de julho de 2009

Padre António Matos Fernandes


Um semanário figueirense publicava, em Novembro de 1973, uma local intitulada 'Novo Pároco', da qual permito-me recortar estes pequenos retalhos: "Tavarede viu partir, com muito pesar - e tem plena razão para isso - o seu pároco, revdº. Dr. João Evangelista Amado Mateus, que acaba de ser colocado na freguesia de Assafarge, a poucos quilómetros de Coimbra, com a obrigação de leccionar música no Seminário Maior de Coimbra. ... Para o substituir foi nomeado o revdº. António Matos Fernandes, do Seminário da Imaculada Conceição, que ja tomou posse. Cumprimentamo-lo e desejamos-lhe todos os êxitos materiais e pastorais".
Já lá vão trinta e cinco anos e quase nove meses.
Quanto a êxitos materiais nada posso dizer. O padre Matos, ao longo de todos estes anos, teve alguns ganhos materiais mas, todos o sabemos, o dinheiro que tem conseguido sempre o aplicou na sua (e nossa) Igreja, que se encontra muitíssimo bem apresentável e acolhedora, e noutras obras de carácter social. de que é exemplo o Centro Paroquial S. Martinho de Tavarede, de que foi o grande impulsionador.
É fácil concluir, portanto, que relativamente a êxitos pastorais, o nosso amigo e senhor Padre Matos, tem uma 'carteira' bem recheada. E trabalho também não lhe tem faltado e ainda bem.
Li agora a notícia de lhe vai ser prestada homenagem, pelas Comissões das Paróquias de Tavarede, Vila Verde e Brenha, actualmente a seu cargo.
Serão comemorados os 50 anos da sua Ordenação Pastoral, dos quais quase trinta e sete à frente da Igreja de Tavarede. Bateu, e de longe, o anterior record, que era pertença do Padre Manuel Vicente, com 27 anos a paroquiar a nossa terra. (Não foram mais porque teve a infelicidade de morrer no acidente de uma excursão a Fátima).

Bem merece a homenagem e as saudações de todos os tavaredenses. Integrou-se perfeitamente na nossa terra. As nossas colectividades têm-no como uma grande amigo, sempre presente nos acontecimentos mais importantes.

Saúdo, pois, o Padre António Matos Fernandes, cumprimentando-o pela efeméride e desejando, com sinceridade, que continue com os seus actuais paroquianos ainda por longos anos e com os melhores êxitos pastorais, que são bem merecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário