quinta-feira, 2 de julho de 2009

Maria Almira Medina


Integrado nas comemorações do 104º. aniversário da Sociedade de Instrução Tavaredense, teve lugar uma tarde cultural a que demos o título "JORNADAS POÉTICAS DE SINTRA EM TAVAREDE - À CONVERSA - LIVROS E AUTORES".
Esta reunião tinha, inicialmente, a intenção de fazer a apresentação do último trabalho literário da Maria Almira. Como, entretanto, se optou por fazer a apresentação na Figueira (teve lugar na Livraria Sinédrium, dois ou três meses antes), foi resolvido levar a efeito estas "Jornadas Poéticas", para apresentar aos seus conterrâneos (em mais de 60 anos de actividade ainda não fôra possível a Maria Almira mostrar a sua arte na sua terra natal) a sua poesia e alguns outros trabalhos seus.
Trouxe consigo um grupo de amigas e amigos como ela dedicados à poesia e à literatura, que contaram histórias e declamaram diversos poemas. A reunião foi bastante concorrida e agradou a todos, sintrenses e tavaredenses.
Mal acabou a reunião, a maioria foi-se embora para Sintra, ficando cá somente a Maria Almira, o marido e um casal amigo. No domingo seguinte, antes da sessão solene, houve actuação do nosso grupo coral, que encantou aqueles quatro visitantes, surgindo de imediato a ideia da sua deslocação a Sintra, logo que oportuno.
A oportunidade surgiu com a festa de homenagem que a Câmara Municipal de Sintra lhe prestou no passado dia 29 de Junho (dia de S. Pedro, padroeiro de Sintra), tendo, em data oportuna, a Direcção da SIT tratado do necessário para o efeito.
A reportagem desta deslocação feita pelo Zé Manel no seu blogue #Chá de Limonete" está primorosa. Em linguagem muito dele, transmite, sem demasiados alardes, aquilo que foi uma viagem que, dignamente, honrou a nossa Terra e a Sociedade de Instrução Tavaredense. Estão todos de parabéns. E, na verdade, o nosso grupo coral "CANTIGAS DE TAVAREDE" pode ser apresentado em qualquer parte.
Do "curriculum" da Maria Almira, além dos livros e poesias publicados em revistas, jornais literários, antologias, livros escolares, etc., transcrevo: "Outras actividades: publicidade, desenho animado, joalharia, têxteis, figurino, cerâmica, pintura, tradução (francês, espanhol, romeno), trapologia, caricatura. Vários prémios de poesia e caricatura bem como várias exposições individuais e colectivas".
Uma figura, felizmente ainda viva, entre muitas figuras, que honram e honraram a Terra do Limonete que lhes foi berço.

Sem comentários:

Enviar um comentário