terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Merenda Grande

Antigamente, era muito festejado o dia da merenda grande. Recordo-me da família ir, com o farnel preparado, até ao pinhal dos Quatro Caminhos, onde se procurava um bocado mais ou menos limpo de mato, se estendiam umas mantas velhas e, sentados no chão, saboreávamos o farnel. Muitas famílias escolhiam aquele local e outros, igualmente aprazíveis, que haviam em redor da nossa terra. Tempos que já lá vão, há muito.

Nos meus velhos apontamentos, encontrei a notícia de uma dessas festas, que teve lugar na velha escola, sita no Largo do Forno, em Abril de 1917.

Na escola mixta desta freguezia todos os anos se costuma festejar o dia da merenda grande. Fomos convidados pela digna professora, srª. D. Maria José M. Santos, a assistir a este grande ato d’alegria das creanças, que é, para elas, um dos melhores.
Assistimos, pois, à sua merenda grande, que foi revestida de bela animação das creanças, com os seus cestos lindamente enfeitados.
Antes da merenda viam-se na sala as creanças, de pé, formadas numa roda, cantando varias cantigas populares. Seguiu-se a merenda. Cada creança foi então buscar os seus cestos cobertos de flôres, sentando-se, e cada uma tirando deles o seu variado sortido de comida. Os sorrisos despendiam-se de todos os rostos. A chilreada daquele viveiro encantava toda a gente que o admirava. Após a refeição novas canções entoaram, dançando tambem alegremente, comunicando a sua alegria ao espirito dos assistentes.
Assim se passou na escola desta localidade a tarde da merenda grande. A petizada divertiu-se até fartar e a todos deixou a melhor recordação o seu aprasivel festival.
Daqui felicitamos a distinta professora srª. D. Maria José Martins Santos por ter realisado na sua escola uma festa cheia de alegria e disciplina.

Sem comentários:

Enviar um comentário