quarta-feira, 16 de junho de 2010

João António da Luz Robim Borges

Quando aqui publiquei a pequena biografia de João António da Luz Robim Borges, o fundador da Quinta do Robim, referi que o mesmo tinha casado com Pastora Garcia Mensurado, na igreja de Tavarede. Este casamento realizou-se no dia 25 de Junho de 1908. Robim Borges faleceu, na referida Quinta, em Novembro do mesmo ano, com a idade de 50 anos.

Recebi, há dias, um mail com o pedido, feito por um neto daquela senhora, para eu o informar, caso o soubesse, de mais informações sobre a sua avó, que, segundo me dizia, havia primeiro casado com seu avô (de quem não sabe o nome) que morreu, em 1899, antes do pai nascer naquele mesmo ano.

Procurei saber alguma coisa sobre o assunto e, para aditamento à biografia de João António da Luz Robim Borges, a seguir menciono os elementos que obtive:

Foi na igreja de Tavarede e pelo padre Manuel Vicente, que no dia 25 de Junho de 1908 se realizou o casamento de João António da Luz Robim Borges e Dona Pastora Garcia Mensurado, também conhecida por Dona Pastora Joana Gumersinda Luísa da Puríssima Conceição e da Santíssima Trintade. (de la Purissima Concepcion y de la Santíssima Trinidad).

Ele, de cinquenta e um anos de idade, era viúvo de D. Catarina da Anunciação Pimenta Ferreira Borges, falecida em Lisboa, na freguesia de Santos-o-Velho, era proprietário, natural de Lisboa e daquela mesma freguesia, morador na Vila Robim, filho legítimo de João Pereira Borges, natural da freguesia e concelho da Figueira da Foz, e de D. Maria da Conceição da Luz Robim Borges, natural de Lisboa, freguesia de S. Paulo.

Ela, de 41 anos de idade, era solteira, doméstica, natural da freguesia de S. Vicente, Sevilha, Espanha e moradora na Vila Robim, era filha legítima de D. Ramon Garcia, natural de Polahelena, Astúrias, e de D. Luisa Mensurado, natural de Estepona, Málaga.

Neste mesmo acto do casamento, João António da Luz Robim Borges e D. Pastora Garcia Mensurado, na presença do pároco Manuel Vicente e das testemunhas depois indicadas, "reconheceram por seus verdadeiros e legítimos filhos a Joaquim, nascido no dia 18 de Janeiro de 1902, e baptizado em Tavarede como "filho ilegítimo" de João António da Luz Robim Borges e de D. Pastora Garcia Mensurado; Helena, nascida no dia 1 de Julho de 1903, também baptizada em Tavarede como "filha ilegítima" dos mesmos João António e D. Pastora; e Luís, nascido no dia 23 de Junho de 1904, que, como seus irmãos, foi baptizado em Tavarede como "filho ilegítimo" de João António da Luz Robim Borges e de D. Pastora Garcia Mensurado".

Foram testemunhas do acto, o Conselheiro Rodrigo Afonso Pequito, ministro de Estado Honorário, morador na Rua de S. Bento, em Lisboa, e Joaquim José Mascarenhas da Silveira, proprietário, morador na vila de Abrigada, Alenquer.

Não haja quaisquer dúvidas que é muito interessante procurar saber coisas antigas, como estas.

Fica, assim, mais completa a biografia do fundador da Quinta do Robim. Tenho pena de não poder dar mais informações aso sr. Joaquim Manuel Trigo Mira Mensurado, morador em Sintra, neto daquela senhora, Pastora Garcia Mensurado, e filho de João Garcia Mensurado. Não sabe o nome do avô que, segundo diz, havia casado secretamente com D. Pastora. Aponta a hipótese de ser seu avô José Augusto Rego de Freitas. Será que algum dos meus leitores, que conheça melhor do que eu a história da Quinta do Robim, possa ajudar nalguma coisa?

Sem comentários:

Enviar um comentário