terça-feira, 22 de junho de 2010

Sociedade de Instrução Tavaredense - 26

(continuação)
"... O seu grupo cénico tem elementos de inegável valor e apresenta um conjunto dificil de exceder em amadores da sua categoria; mas o que mais simpatias lhe tem conquistado e lhe confere um lugar distinto entre a generalidade dos grupos amadores, é o modo como utiliza o palco, fazendo do teatro um instrumento poderoso de educação moral e artística da sua gente simples, a quem especialmente dedica os seus espectáculos..... A nova peça, mostra que a SIT continua fiel a este critério, tendo mais em atenção o seu fim educativo que os resultados da bilheteira".
Pela terceira vez o grupo tavaredense foi a Tomar, novamente em benefício da Casa da Sopa dos Pobres. "Todos os intérpretes dos magníficos espectáculos (Morgadinha dos Canaviais, Três Gerações, O 66 e Canção do Berço), foram calorosamente aplaudidos, tendo havido chamadas especiais, com muitas flores à mistura".
E no dia 26 de Junho, acedendo ao convite que lhe dirigiu o Grémio dos Empregados no Comércio e Indústria de Coimbra, que comemorava, então, as suas bodas de ouro, a Sociedade de Instrução foi, pela primeira vez, mostrar o seu teatro à capital do distrito. De referir que a apresentação do grupo foi feita pelo ilustre figueirense e professor da Universidade, Dr. Joaquim de Carvalho, com "um primoroso discurso".
Os elogios na imprensa sucedem-se. Enquanto o "Diário de Coimbra" escreveu que trata-se, de facto, dum notável agrupamento artístico em que todos os elementos, com rara vontade e acerto, se desempenham dos seus papéis de maneira a causar a melhor impressão e a merecer elogios, a "Voz Desportiva" referiu que a peça foi primorosamente representada e o triunfo alcançado excedeu toda a espectativa. "O Despertar", em escrito do seu director, Ernesto Donato, escritor e crítico teatral, disse no que respeita ao desempenho desta linda peça, pelo grupo cénico da SIT - distinto grupo de amadores que bem pode considerar-se um dos melhores que pisam palcos portugueses - diremos, apenas, que todos os seus componentes colheram calorosos e bem merecidos aplausos, podendo considerar como uma noite de consagração das suas aptidões cénicas a noite que viveram, na última segunda-feira, no nosso Teatro Avenida.
Em agradecimento a esta deslocação, a Direcção daquele Grémio e alguns sócios, vieram, em Setembro, a Tavarede, entregar o diploma de Sócio Benemérito, que outorgaram à nossa colectividade, acompanhando-o da seguinte mensagem:
"Ao entregarmos hoje à vossa generosa guarda o diploma de Sócio Benemérito do Grémio dos Empregados no Comércio e Indústria de Coimbra, move-nos apenas o mais puro sentimento de gratidão. Vós haveis conquistado os nossos corações de uma forma profunda e perdurável, colaborando desinteressadamente nas festas das nossas Bodas de Ouro, e ao mesmo tempo haveis conseguido que Coimbra vibrasse uninamemente connosco nos mesmos sentimentos de aplauso e reconhecimento. Graças ao vosso glorioso grupo cénico, ficou memorável a noite de 26 de Junho de 1933, na qual o público de Coimbra, aplaudindo vibrantemente a primorosa representação de A Morgadinha dos Canaviais, simultaneamente aplaudiu a vossa arte e a vossa benemerência. É um eco desses aplausos e um testemunho de gratidão que vos oferece o Grémio dos Empregados no Comércio e Indústria de Coimbra".

(Por lapso, devido à não leitura de uma das disquetes onde tenho gravadas estas recordações, não foi incluido o acima na anterior nota)

Sem comentários:

Enviar um comentário