quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sociedade de Instrução Tavaredense - 26


Começamos este capítulo com um apontamento que julgamos interessante. Em Dezembro de 1932 e Janeiro de 1933, a peça “O Sonho do Cavador” foi representada pelo grupo cénico do Grupo Instrução e Recreio, de Quiaios, a quem foi emprestada. Colaborou nas representações, como protagonista, o amador tavaredense João da Silva Cascão, que já a havia protagonizado na nossa terra, e que, segundo lemos, foi sempre muito aplaudido.
Na sessão solene realizada no dia 15 de Janeiro de 1933, foi descerrada uma fotografia “que se encontrava coberta pelo velho estandarte”, a do benemérito Joaquim Felisberto Sotto Maior. Esta sessão foi presidida pelo Desembargador Dr. João Massagró que, a propósito do homenageado, “traçou o seu perfil moral, mostrando como a bondade da sua alma e as virtudes cívicas souberam conquistar a veneração de todo o povo do concelho da Figueira. O seu nome está inscrito a ouro na história das instituições de beneficência e de instrução que tem auxiliado, como está indelevelmente gravado no coração de tantos e tantos infelizes que lhe devem socorro inesquecível. Se todos os homens que possuem fortuna tomassem como exemplo a vida deste benemérito cidadão, nenhum pobre teria palavras de maldição para os ricos.....”.
Entretanto... “Teatro do Povo, pelo Povo e para o Povo” podia ser a divisa da Sociedade de Instrução naqueles já recuados tempos. Aos “Fidalgos” e às “Pupilas”, mais uma outra obra popular de Júlio Dinis foi posta em cena: “A Morgadinha dos Canaviais”. Deu a primeira representação no dia 27 de Maio de 1933.

Violinda Medina, em “A Morgadinha dos Canaviais

Sem comentários:

Enviar um comentário