“Proprietária da Quinta dos Condados, em Tavarede, que há poucos dias se encontrava enferma, faleceu, notícia que consternou todas as pessoas que dela tiveram conhecimento e que apreciavam as distintas qualidades da veneranda senhora”.
Nascida em Liverpool (Inglaterra), filha de Tomás José Duarte e de Francês Jones Duarte, senhora de origem inglesa, viúva desde 1893 do sr. João José da Costa, “conservou-se sempre na sua confortável vivenda dos Condados, não quebrando as suas antigas relações com as melhores famílias da Figueira e multiplicando amoravelmente os actos de generosidade a favor de instituições humanitárias e de necessitados que a ela dirigiam o seu apelo.
Aspecto actual do palacete e da quinta dos Condados
Apesar dos seus 87 anos de idade, a srª. D. Emília Duarte Costa possuía ainda toda a lucidez do seu espírito culto, qualidade que mais cativava todas as pessoas que se honravam com a sua presença”.
Foi grande benemérita para a freguesia de Tavarede, especialmente para a Igreja Matriz, à qual concedeu diversos donativos. Também foi ela que deu o terreno necessário para a realização da feira de gado suíno, aos Quatro Caminhos do Senhor da Areeira.
Em Julho de 1911 foi agraciada com a medalha de filantropia e caridade do Instituto de Socorros a Náufragos.
Caderno: Tavaredenses com História
Sem comentários:
Enviar um comentário