sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Joaquim da Silva Oliveira


Natural de Tavarede, nasceu no ano de 1923, filho de Manuel de Oliveira e Maria Silva Oliveira. Casou com Emília da Silva Cordeiro e teve um filho, José Manuel.

Desde muito novo que se dedicou à música. Tocou na Tuna do Grupo Musical até à sua extinção e fez parte do conjunto “Lúcia Lima Jazz”, desde a sua fundação em 1940. Antes da formação deste conjunto, tocou nas orquestras “Os Refinados”, do Grupo e “Fluvial-Jazz”, da Praia de Buarcos.

Lúcia Lima Jazz - Anos 50 (terceiro a contar da direita)

Com seu tio e padrinho, José Nunes Medina, deu a sua colaboração ao grupo cénico da Sociedade de Instrução Tavaredense, onde tocava violino durante os ensaios dos coros. Depois da morte daquele seu familiar, foi ele quem assumiu a direcção dos ensaios. Também fez parte da orquestra que tocava nos espectáculos.

Enquando a saúde lhe permitiu, deu o seu contributo ao actual agrupamento “Tuna de Tavarede”, bem como a outros conjuntos que solicitavam a sua colaboração.

Na Tuna de Tavarede

Era sócio honorário do Grupo Musical e da Sociedade de Instrução.

Ainda participou, como amador teatral, na representação de algumas peças, como Recompensa, Peraltas e Sécias, A Conspiradora e O Processo de Jesus.

Faleceu no dia 1 de Fevereiro de 2005.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário