quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nas Bodas de Diamante da SIT

Nos principios de 1978, quando se aproximava a data da comemoração das 'Bodas de Diamante' da Sociedade de Instrução Tavaredense, a Direcção, presidida pelo nosso saudoso amigo Carlos Lopes Pinto, convidou um determinado número de sócios para colaborarem na organização do programa comemorativo, pois entendiam, e muito bem, que a colectividade, com um passado histórico e brilhante que honrava não só os tavaredenses mas, igualmente, a cultura de todo o concelho da Figueira da Foz, merecia umas comemorações que ficassem bem marcadas no historial da SIT.
Fiz parte, com outros elementos, dessa Comissão. Foram distribuidas tarefas e cada qual se encarregou de se desempenhar da melhor maneira. As festas, que começaram no dia 1 de Dezembro de 1978, com um concerto dado na nossa sede pela Banda da Região Militar do Centro, tiveram enorme brilhantismo, dado o enorme empenho empregue pelo nosso querido Mestre José Ribeiro, que foi o principal obreiro das mesmas. Além da publicação do seu segundo livro sobre a SIT, '75 Anos... e Caminhando', no seguimento do livro editado pelas 'Bodas de Ouro'. sob o título '50 Anos ao Serviço do Povo', foi ele quem se encarregou de dirigir a exposição comemorativa da efeméride e, como não podia deixar de ser, o autor e ensaiador da fantasia "Ontem, Hoje e Amanhã", que teve a sua estreia no espectáculo de gala do aniversário e que, como todos bem nos recordamos, alcançou enorme êxito.
Temos, porém, de fazer justiça a uma pessoa a quem a Sociedade de Instrução Tavaredense ficou a dever muito do brilho alcançado nestas comemorações: o dr. José Manuel Leite, então presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, grande amigo da nossa colectividade e que teve total disponibilidade para nos ajudar na organização de alguns eventos.
Nas 'Bodas de Ouro', a Sociedade teve a honra de ter a presidir à sessão solene comemorativa, a grande figura da cultura portuguesa, o ilustre figueirense que foi o Professor Doutor Joaquim de Carvalho. Para as 'Bodas de Diamante' também se pretendia uma figura de prestígio cultural. Depois de muito se pensar no caso e de se sugerirem alguns nomes, acordou-se, por unanimidade, que a pessoa indicada para presidir à sessão solene desta efeméride, seria o Doutor David Mourão Ferreira, também ele enorme figura da cultura portuguesa, e que havia sido nomeado Secretário de Estado da Cultura, pelo Prof. Dr.Mota Pinto, primeiro-ministro.
Claro que, uma vez mais, recorremos ao nosso amigo Dr. José Manuel Leite. E lá fui eu, com um outro elemento da comissão, solicitar uma reunião para lhe apresentarmos a nossa sugestão e o pedido para, oficialmente, a Câmara fazer o convite.

Ora, antes de continuarmos esta historieta, vou buscar uma notícia, publicada em Março de 1977 na imprensa figueirense, onde se escreve: "Em reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 24, foi deliberado homenagear o sr. José da Silva Ribeiro, democrata de sempre, cidadão exemplar e figura ímpar do Teatro Amador, atribuindo-lhe a medalha de ouro da Cidade da Figueira da Foz. Comunica-nos o seu presidente, sr. dr. José Manuel Leite, que a imposição dessa medalha deverá ser feita em cerimónia pública, em data e local a marcar oportunamente, para que a sua obra em Tavarede, merecedora de consideração e respeito de todos nós, tenha a consagração que merece".
Pois é verdade, mas Mestre José Ribeiro sempre foi avesso a homenagens e a Câmara não havia conseguido dele a marcação da acima referida 'cerimónia pública'.
O certo é que, mal o Dr. Leite ouviu a nossa pretensão, logo nos disse: "Comprometo-me a trazer cá oficialmente o Dr. Mourão-Ferreira, salvo impedimento da agenda, com a condição de vocês conseguirem que Mestre José Ribeiro receba, nessa sessão, a medalha que a Câmara lhe atribuiu". Não foi fácil desempenharmo-nos do encargo, como é de calcular, mas, depois de muita insistência, conseguimos a anuição do Mestre.
E assim foi. Veio o Dr. Mourão-Ferreira, que ficou encantado com a representação da peça 'Ontem, Hoje e Amanhã' e que presidiu à sessão solene. Eis um pequeno recorte da reportagem deste acto:


"Também o sr. Presidente da Câmara, que orientou os trabalhos da brilhante sessão, prestou as suas homenagens à SIT e a José Ribeiro, lendo e comentando as expressões contidas no Diploma de homenagem do Município àquele “cidadão exemplar, democrata de sempre e figura ímpar do Teatro”.
Depois das palavras sempre brilhantes de José Ribeiro em saudação ao Secretário de Estado da Cultura e em agradecimento pela homenagem de que estava sendo alvo, falou o Dr. David Mourão Ferreira.
Começou por manifestar a grande honra de participar nestas celebrações das Bodas de Diamante e nas homenagens a José Ribeiro, e disse:

Não é a minha presença que confere qualquer espécie de honra a este acto. Pelo contrário, eu é que me sinto particularmente honrado de ter vindo aqui a Tavarede, de ter ontem assistido à peça “Ontem, Hoje e Amanhã” e de ter tido ocasião de contactar com o povo de Tavarede e de ver não só o grau de cultura e de educação cívica que esse povo tem – e isso já eu sabia – mas de ver também os tesouros de sensibilidade que esse mesmo povo guarda dentro de si. E devo acrescentar que me emocionou particularmente ver ainda há pouco, quando o sr. José Ribeiro era alvo desta homenagem, que havia lágrimas em muitos olhos....".E foi assim que, aproveitando uma oportunidade única, a Câmara Municipal da Figueira da Foz entregou, em cerimónia pública, a medalha de ouro que, sob proposta do vereador dr. Armando Garrido, havia concedido, por unanimidade, ao nosso inesquecível conterrâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário