quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Associativismo - Os princípios (7)

Além dos teatros e das tunas, as duas associações existentes nos finais do século dezanove, também promoviam a realização de festas de convívio para os seus sócios e simpatizantes. Destas festas, salientavam-se os bailes, sempre agradáveis à mocidade. E não deixa de ser bastante curioso o facto de, três dezenas de anos antes, uma orquestra para animar os teatros era composta por uma flauta, uma viola e um violão, e, em relativamente pouco tempo, Tavarede dispor de duas tunas (Bijou e Estudantina) e possuir músicos em quantidade e com qualidade.
Um desses bailes teve lugar na Estudantina, em Abril de 1897. Eis uma pequena notícia sobre o acontecimento:
"Nem só nas grandes cidades a alma popular se expande no seu regozijo íntimo.
Nas pequenas povoações, como Tavarede, o mesmo facto se dá.
O dia 18 do corrente passou alli como um dia de festa. A Estudantina Tavaredense deu aos seus associados um dia de gozo, proporcionando-lhes, no Paço dos Condes de Tavarede, um baile campesino.
Muitas raparigas e rapazes da povoação concorreram a elle, animadas de fraternal convívio, e essa noite passou-se vaporosamente como um sonho de amor.
A dança, animada por dezenas de esbeltas raparigas, prolongou-se até 11 horas da noite, ficando todos com saudade das horas que alli passaram.
Um delicado copo d’água, mandado distribuuir pela direcção da Tuna, veio pôr termo àquela noite de regozijo, como poucas se encontram na vida.
À Estudantina Tavaredense, que nos proporcionou umas horas de tanto prazer, aqui deixamos inscriptos os protestos de gratidão de que lhe ficamos devedores".
As duas tunas realizavam diversas deslocações. Uma era prática usual todos os anos: a Montemor-o-Velho, para animar os festejos em honra de Nossa Senhora do Desterro. Em 1896 deslocaram-se ali as duas tunas. Separadas, é claro. Vejamos uma notícia sobre esta deslocação:
"Eram 9 horas da manhã, quando chegaram à Ponte d’Alagôa os carros conduzindo a magnifica Tuna Tavaredense, sendo-lhe ali feita uma enthusiastica recepção por muito povo que ali a esperava e pela philarmonica que entoou o ordinario El-Judas.
Os tunos porém, que esperavam ser recebidos pelo Sol-e-Dó d’esta villa, ao qual tinham officiado, e não pela philarmonica, ficaram por isso em principio hesitantes e atrapalhados, perguntando entre si se aquella festa seria dirigida a elles, o que tendo sido notado por nós, fomos tiral-os d’aquellas duvidas, apresentando ao seu digno regente o sr. Gentil Ribeiro, o sr. Benedicto Galvão, presidente da philarmonica, e o professor d’esta, Pio Ferran afim de que lhes agradecesse.
Dadas estas explicações e trocados os cumprimentos do estylo entre as duas sociedades musicaes, tendo já descido os tunos dos carros, trataram logo de formar a afinar os instrumentos depois do que, pararam em frente da philarmonica, executando com muito mimo e com muito agrado dos circumstantes o hymno da sua sociedade.
Em seguida rompeu a marcha pela rua das Metearias, com um bonito ordinario, dirigindo-se ao arraial, no Largo dos Anjos, emquanto a philarmonica continuava esperando debaixo das árvores da Ponte d’Alagôa, a orquestra da rua das Cannas, d’essa cidade, que se dizia vir despicada com aquella.
....................
E isto porque ali vinham alguns membros da Tuna Bijou Tavaredense, reforçados com outros rapazes da orchestra da rua das Cannas, d’essa cidade.
Quando estavam sahindo da barca, a philarmonica retirando debaixo das arvores veio esperal-os seguida por centenares de pessoas, à beira do rio, onde, abrindo-lhe alas lhes fez como à Tuna Tavaredense uma saudação imponente, levantando então o sr. Antonio Prôa, que representava ali o sr. João da Luz Robim Borges, digno presidente da Tuna Bijou Tavaredense, um enthusiastico viva à mesma philarmonica e ao seu presidente Benedicto Galvão, que foi correspondido com outro levantado ao povo figueirense, depois do que retirou a philarmonica para a sua casa d’aula, precedida da orchesta recem-chegada.
Chegados àquella casa, a segunda d’estas sociedades demorou-se ali algum tempo fazendo-nos ouvir alguns dos seus mais escolhidos trechos musicaes, primorosamente executados, exemplo que foi seguido mais tarde pela sua rival Tuna Tavaredense".
Havia rivalidade, é certo, mas nada de extraordinário.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário