quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

António Francisco da Silva

Faleceu na Figueira da Foz, onde residia há bastantes anos, no dia 23 de Fevereiro de 1950. Era filho de Joaquim Francisco da Silva e de Ana da Costa, naturais da vizinha freguesia de Brenha, onde ele também nasceu.

Casou com Augusta Cruz, de Tavarede, para onde veio residir. Teve dois filhos: Adriano Augusto e José Francisco.

Exerceu actividade profissional de serralheiro, na Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta, como montador de pontes do Serviço de Via e Obras.

Militou no Partido Republicano Evolucionista, sendo um dos responsáveis pela secção deste partido em Tavarede. Foi eleito, por diversas vezes, para a Junta de Paróquia, onde desempenhou os cargos de secretário, tesoureiro e presidente, assim como também foi nomeado regedor.

No campo associativo, fez parte da Sociedade de Instrução até ao ano de 1914. Por divergências, pediu a demissão e ingressou no Grupo Musical, no qual, como dirigente, teve importante desempenho, especialmente na compra e reconstrução da sede, em 1924.

Abandonou a actividade associativa quando esta colectividade foi forçada a vender a sua sede (1931) e acabou com a secção dramática.
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário