sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eduardo Pinto de Almeida

Foi regente da Tuna do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense, dirigindo também a orquestra que tocava com o grupo cénico.

Em Dezembro de 1924, o Grupo inaugurou as obras que executara na sua sede. Na primeira parte do sarau, “apresentou-se a Tuna no palco, que executou, sob a proficiente direcção do maestro sr. Pinto de Almeida, um reportório escolhido, que a numerosa assistência não se cansou de aplaudir”.

São de sua autoria as partituras das operetas, representadas pelo Grupo Musical, Ninotte e Amores no Campo. Foi nomeado sócio honorário desta colectividade.

No ano de 1925, o Grupo Musical efectuou uma deslocação à Marinha Grande, com o seu grupo cénico e a sua tuna. Esta, no segundo espectáculo, “fez a sua apresentação no palco, onde tocou várias peças, constituindo um acto”, que a assistência aplaudiu com entusiasmo.
Regressando a Tavarede na segunda-feira, 12 de Outubro, e como o maestro Pinto de Almeida fazia anos nesse dia, foi-lhe oferecido “um bonito objecto de vidro, com a seguinte gravação – Ao maestro Pinto de Almeida, no dia do seu aniversário natalício – 12-
Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário