sábado, 30 de outubro de 2010

Fernão Gomes de Melo Quadros e Sousa

Morgado, 6º. Senhor de Tavarede.

Filho de Pedro Lopes de Quadros e de D. Maria Teles. Nasceu e viveu em Tavarede.

Casou com D. Brites Maria de Albuquerque e tiveram a seguinte descendência:

Pedro Lopes de Quadros e Sousa, herdeiro do morgado; D. António Coutinho de Quadros, Cónego Regrante de Santo Agostinho e depois Prior de S. Martinho de Salréu; Frei José, frade Bernardo; Manuel de Melo Pereira de Quadros, a quem chamaram “o moço”, que foi capitão e morreu na defesa de Castelo Rodrigo; Francisco de Meneses Teles, Freire de Avis, em Palmela; D. Mariana Coutinho, D. Inês Soares e D. Leonor Coutinho, freiras no Convento de Lorvão; e António Fernandes de Quadros.

Há registo, ainda, de dois filhos bastardos: João e António de Quadros.

Quando enviuvou entrou para o Seminário do Varatojo, onde tomou o hábito de leigo e “viveu em grande edificação”.

“… quando faleceu sua esposa, sofreu tal abalo moral que, vendo seus filhos criados, saiu furtivamente, noite alta, dos seus Paços e sem comunicar a pessoa alguma a resolução que tomara, dirigiu-se a pé ao Convento do Varatojo, onde se meteu frade leigo, com o nome de Frei José da Santa Maria, e onde viveu alguns anos, sem ser reconhecido, praticando os mais humildes serviços na Cerca e na Igreja do Convento, vindo a falecer após uma longa vida de sacrifício e santidade.

Um aspecto do Convento do Varatojo (Internet)

Assim desprezou as pompas do mundo, num raro gesto de renúncia, este nobre Senhor de Tavarede, fidalgo da Casa de El-Rei, Cavaleiro de Cristo e Comendador Hereditário de São Pedro das Alhadas, da mesma Ordem, brilhante homem da Corte, soldado ilustre das guerras do Ultramar e homem de muito e discreto saber”.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário