domingo, 29 de novembro de 2009

ANTÓNIO GRAÇA


Natural do Tavarede, onde nasceu no ano de 1887, era filho de Manuel Graça.
Foi empregado nas oficinas dos caminhos de ferro e ocupava os seus tempos vagos no amanho das suas terras.
Aprendeu as primeiras letras na escola nocturna da Casa do Terreiro, iniciando-se nas lides teatrais no ano de 1902, num sarau promovido pelos alunos daquela escola. E em 1906 encontrámos a seguinte nota, relativa à realização de uma ”Festa da Árvore”: “… depois de, pelo antigo aluno da escola nocturna e actualmente nela professor, sr. António Graça, ser recitada a poesia Escola da Minha Infância, que disse muito bem…”.
Fez parte da 1ª. Comissão Paroquial Republicana, eleita depois da implantação da República, em 5 de Outubro de 1910.
Até final da sua actividade artística, interpretou cerca de 50 personagens em peças como Os Amores de Mariana, Entre duas Ave-Marias, Em busca da Lúcia-Lima, O Sonho do Cavador, Os Fidalgos da Casa Mourisca, O Grande Industrial, Entre Giestas, A Morgadinha de Valflor, etc. Em 1950 participou na fantasia Chá de Limonete, com o papel de Tio João da Quinta, figura da célebre opereta O Sonho do Cavador, que Mestre José Ribeiro fez reviver, certamente para homenagear o final da carreira deste dedicado amador. Era uma figura extraordinária, de um velho cavador, com a enxada ao ombro, sempre ovacionado quando entrava em cena.
Morreu no dia 19 de Julho de 1960, com 73 anos de idade.

“Uma figura curiosa de tavaredense. Verdadeiro misantropo, era, dentro da sua modéstia, uma pessoa inteligente e bondosa. António Graça deixou bem vincada a sua passagem na secção dramática da SIT, onde actuou, durante muitos anos, como elemento de grande relevo. Sóbrio, de presença agradável, todos os seus tipos eram desempenhados com consciência, o que lhe permitia brilhar em todos os papéis que lhe eram confiados”.
Sócio honorário da colectividade, desde 1928, fez parte dos seus órgãos dirigentes por várias vezes.

Caderno: Tavaredenses com História

Sem comentários:

Enviar um comentário