quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DOIS HERÓIS TAVAREDENSES

MANUEL ALVES

“Recebemos a triste notícia que nos enviaram os nossos amigos que combatem em França, de ter falecido ali, no dia 11 do mês de Setembro (1917), o nosso prestimoso amigo Manuel Alves.
Tavarede recebeu com bastante mágoa a notícia do primeiro soldado desta freguesia morto em França. Feriu o nosso coração, tão bondoso e honrado era o extinto, que possuía belas qualidades, e que por isso era estimado de todas as pessoas que o conheciam.
Manuel Alves era solteiro, residia no Saltadouro. Era filho do sr. José Maria Alves e de Maria de Oliveira, já falecida. Pertencia ao Regimento de Infantaria 28 e o seu posto era o de sinaleiro.
Não sabemos a causa da sua morte. Mas breve o saberemos e daremos a respectiva informação. Mas fosse no campo da batalha, ou no hospital, por doença, sabemos que prestou grandes serviços. Soube sempre cumprir com os seus deveres de português, em defesa da Liberdade, do Direito e da Justiça contra aqueles que, com a sua ambição, querem derrubar os povos livres”.
JOSÉ DE OLIVEIRA FADIGAS

Natural de Tavarede, nasceu em 5 de Maio de 1936, filho de António Migueis Fadigas e de Maria Glória de Oliveira.
No desempenho do serviu militar, faleceu na Guiné, com o posto de segundo sargento, no dia 12 de Março de 1964, vítima do rebentamento de uma granada, quando se encontrava a dar instrução.
“Louvor – A titulo póstumo, o segundo sargento de Artilharia, José de Oliveira Fadigas, por durante o tempo que serviu o Batalhão do Serviço de Material, e nas sub-unidades que o precederam, sempre o fez com inexcedível dedicação, competência técnica e aprumo moral que lhe permitiram ganhar o apreço dos superiores e a amizade dos camaradas e a consideração dos subordinados, e fizeram com que a sua morte em acto de serviço fosse particularmente sentida e lamentada, mas que a sua vida, apesar de ser curta, seja das que se prolonga para lá da morte e sirva de exemplo digno de ser apontado para honrar e engrandecer a Unidade, que se orgulhou de o ter contado entre os seus, o Exército e a Pátria que tão bem soube servir”.
Casado com Helena Maria Cordeiro (21.12.1938 – 16.03.1995), deixou uma filha, Ana Paula.
Caderno: Tavaredenses com história

1 comentário:

  1. CÃES DANADOS AO VIVO


    "I House of Rock"
    Casa do Povo de Maiorca
    Figueira da Foz
    05-12-2009 22H00

    Cães Danados
    Skarface
    The Ozzies
    Insidus

    ResponderEliminar