domingo, 4 de julho de 2010

João de Oliveira Coelho



Nasceu na Figueira da Foz, no dia 9 de Março de 1880, filho de Joaquim da Silva Coelho.
Estudou na Figueira, em aulas nocturnas, empregando-se muito novo, no comércio e, depois, nos escritórios da Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta.
Em Lisboa, em 1908, frequentou o Curso Superior de Letras, como aluno voluntário.
Dedicou-se à religião evangélica e abriu uma escola primária, na Figueira, no ano de 1901, na qual se dedicou ao ensino, gratuito, e à evangelização.
Foi professor em vários colégios e dedicou-se ao ensino particular, dando explicações de várias disciplinas.
“Possuidor duma cultura invulgar e apaixonado pela história local, deixou importantes estudos históricos, para nós os de maior interesse os sobre Tavarede, donde sua mãe era natural. Muitos destes trabalhos estão publicados no “Álbum Figueirense”, revista de carácter cultural e local, que fundou e dirigiu”.
Colaborou praticamente em todos os jornais figueirenses.
No dia 9 de Março de 1980, comemorando o seu centenário do nascimento, um grupo de antigos alunos promoveu-lhe uma homenagem, à qual se associou a Câmara Municipal, tendo sido descerrada uma lápida na casa onde nasceu, na Rua da Cadeia, na Figueira da Foz.
“Em Fevereiro de 1981, faleceu em Lisboa, com 100 anos de idade, o ilustre historiógrafo e investigador. Foi um amante da História da nossa região, trazendo a público trabalhos de investigação valiosíssimos, alguns dos quais publicados no “Anuário Figueirense” e no “Álbum Figueirense”, do qual foi director”.

Caderno: Tavaredenses com história

Retrato de João Nunes da Silva Proa



1 comentário:

  1. Ele é meu bisavô!!!! Sou neta de Samuel de Oliveira Coelho! Que legal, obrigada por disponibilizar essas informações!

    ResponderEliminar