terça-feira, 6 de julho de 2010

Grupo Musical e de Instrução Tavaredense - 50


Na reunião de 25 de Setembro de 1940, o sócio António Jorge da Silva apresentou a proposta para que, nesse ano e pelo Natal, o Grupo Musical fizesse reviver a tradição teatral do Presépio. Solicitada a colaboração da Sociedade de Instrução, para a cedência da sua sala de espectáculos, a proposta foi posta em execução, convidados antigos amadores e os ensaios tiveram o seu início. Foram ensaiadores: Adriano Augusto Silva, encenação, José Francisco da Silva, regente musical, e José Nunes Medina, coros.
Houve récitas nos dias 24 e 31 de Dezembro. Como curiosidade, registamos que a receita deste espectáculo foi de 963$00 e a despesa 396$50.
No ano seguinte houve repetição destas récitas, tendo desta vez obtido um lucro líquido de 643$75.
Estamos chegados ao número 50 destas nossas histórias. Muito mais há que contar, tanto do passado como dos anos seguintes, da história do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense. Está a colectividade prestes a atingir o seu primeiro centenário.
Ainda tiveram que mudar de casa, uma vez mais. Um grupo de amigos e sócios, uniram os seus esforços e, graças à colaboração dos organismos oficiais, conseguiram edificar uma nova sede, na Urbanização da Quinta do Paço.
Não vamos, pelo menos por agora, continuar com estas recordações. Pretendemos, unicamente, dar a conhecer que, tal como a Sociedade de Instrução Tavaredense se pode orgulhar, muito justificadamente, do seu glorioso passado, também o Grupo Musical e de Instrução Tavaredense teve um papel e uma acção extraordinária no associativismo na terra do limonete.
Que as restantes colectividades da freguesia nos não levem a mal, mas ninguém poderá desmentir que foi graças à Sociedade de Instrução e ao Grupo Musical que o povo tavaredense atingiu o nível cultural de que, há muitas décadas, se ufana. O teatro e a música foram os principais meios utilizados. O primeiro, felizmente, continua em franca actividade. Quem sabe se a música, a tuna de tão saudosa memória, não regressará um dia à Terra do Limonete?

Programas de 'O Presépio', em 1940 e 1941, na SIT; medalhão do Grupo Musical e de Instrução Tavaredense

Sem comentários:

Enviar um comentário