sexta-feira, 2 de julho de 2010

Grupo Musical e de Instrução Tavaredense - 26


Por mais de uma vez, o Grupo Musical solicitou a colaboração da Sociedade de Instrução para a cedência da sua sala de espectáculos. A sala que dispunham na Casa do Paço precisava de ser ampliada e, com o acordo do proprietário, fizeram as obras.
Uma notícia, em Janeiro de 1935, refere que “estão em fase de acabamento as obras que desde algum tempo se estavam fazendo no salão deste Grupo. O salão fica magnífico, pois tem quase o dobro do tamanho que tinha, sofrendo ainda outras modificações e arranjos, etc. Para a sua inauguração está marcado um grande baile, no próximo sábado, 12, que será abrilhantado pelo “Jazz Figueira Orquestra”, sob a proficiente direcção do sr. António de Oliveira Cordeiro”.
A tuna, reforçada por novos elementos provenientes da sua escola de música, entretanto reposta em actividade, continuava a ser solicitada para abrilhantar diversas festas populares, muito em especial nos lugares vizinhos da aldeia.
Nas festas comemorativas do 25º aniversário da fundação, durante a sessão solene realizada no domingo, 25 de Outubro, “prestou-se homenagem a um dedicado amigo do Grupo Musical Tavaredense: foi descerrado, pela filhinha do homenageado, Maria Isabel, o retrato do sr. Marcelino Duarte Pinto… O sr. Presidente, referindo-se com palavras de justo louvor ao valioso auxílio prestado pelo sr. Marcelino Pinto à associação, justifica a homenagem prestada, demonstrando que os sócios do Grupo Musical não esquecem as pessoas que desinteressadamente os ajudam na vida associativa”. Acrescentamos que o homenageado, proprietário da casa do Paço, sempre recebeu uma renda praticamente simbólica.
Começaram, então, a realizar, com frequência, festas dançantes, que atraíam ao seu salão numerosa assistência. Aos sábados e domingos, com as melhores orquestras da região, a mocidade acorria e dançava animadamente. E davam sempre, a estas festas, os mais atractivos nomes. Por exemplo, em Maio de 1938, realizaram a “Festa da Primavera”.
“Excedeu tudo quanto prevíramos esta animadíssima festa, que teve início no sábado, pelas 22 e meia horas. A concorrência foi grande, apesar do mau estado do tempo.
Só pelas 3 e meia horas terminou este baile – primeiro dia da “Festa da Primavera”.
No domingo à tarde, pelas 16 horas, já o salão estava completamente cheio, sendo de lamentar que fosse tão pequeno para tão grande concorrência, pois, às vezes, dançava-se dificilmente.
Eram 16 e meia horas quando a orquestra deu inicio à “matinée”, e em seguida procedeu-se ao sorteio do brinde, que coube ao nº 1011. O bilhete premiado tinha sido dirigido à Direcção do Ateneu Alhadense, com mais quatro bilhetes juntos.
E o baile continuou com a mesma animação até perto das 21 horas.
As orquestras “Caixeiros Melody Jazz” e “Ginásio Jazz” agradaram muito, como de costume.
O salão estava vistosamente ornamentado”.


E no domingo 19 de Junho, mais uma vez em colaboração com a Sociedade de Instrução, realizaram novo passeio de confraternização, desta vez ao pinhal da Borlateira, nos Condados, gentilmente cedido para esse fim pelo seu proprietário, sr. Dr. Manuel Gomes Cruz. Foi uma tarde agradavelmente passada, comentam as notícias publicadas…

Foto - Dr. Manuel Gomes Cruz - proprietário da Quinta e Pinhal da Bogalheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário