sexta-feira, 2 de julho de 2010

Garraiada







"Está despertando grande interesse esta diversão tauromáquica, que deve ter a sua realização no dia 7 do próximo mês de Outubro e é promovida pelo Grupo Musical Tavaredense.
O gado, que já se encontra apartado na acreditada ganadaria dos irmãos Plácidos, - dizem-me que é corpulento e bravos, para assim poderem satisfazer os mais exigentes.
A garraiada do próximo dia 7, constituirá uma diversão alegre e cheia de graça, e disto estamos convencidos, porque já formaram na precedente, a habilidade dos artistas que nela tomam parte.
Para bandarilheiros teremos, entre outros: Antonio Lopes, José Silva, Albino Pereira de Brito, José Marques, Joaquim Rodrigues, João Medina, Manuel Nogueira.
Os tancredos serão compostos por quatro destemidos rapazes; para moços de forcados estão já firmadas as assinaturas de Manuel Jorge Beato (cabo), Mario Cordeiro, José Fernandes Serra, Antonio Machado, João Nogueira, Abilio dos Santos, Luiz Guerra e Pedro Medina, que farão as pegas que lhe forem indicadas, e entre tantas outras pessoas que se destinam a esta diversão, com vários numeros interessantes, teremos dois cavaleiros, que nos dizem ser coisa boa e fina. Pois um deles é uma creança de 9 anos.
Como se vê, a garraiada de Tavarede – como muita gente por aí divulga – vai constituir uma diversão interessante, oxalá que assim suceda, para honra de seus organizadores. No estabelecimento da srª D. Emilia Cordeiro Lopes, já se encontram bilhetes à venda".

Esta notícia anuncia uma garraiada que o Grupo Musical e de Instrução Tavaredense promoveu, no Coliseu Figueirense, para angariação de fundos, de que tanto necessitava para liquidar as suas dívidas. Mas os resultados financeiros não devem ter sido compensadores, como comenta uma nota seguinte.

"Os rapazes de Tavarede que no domingo realizaram a anunciada garraiada não tiveram a sorte de encher a casa, não obstante o sol ter aparecido livremente a animar a diversão. Mas conseguiram ainda levar ao Coliseu muitas centenas de aficionados.
A lide decorreu com as peripécias habituais, tendo por vezes fases animadas, provocadores de risota.
Alguns dos lidadores esforçaram-se por corresponder às exigências da arte de Montes; outros ficaram condenados a não tornarem a aparecer no redondel.
Música pela Figueirense, 10 de Agosto e tuna do Ervedinho. Povoléu no sol e galeria representando largamente as aldeias e casais dos arredores.

No ano seguinte promoveram nova diversão tauromáquica.

"Como noticiámos, realizou-se no dia 29 do corrente no Coliseu Figueirense, a garraiada organizada pelo Grupo Musical e d’Instrução Tavaredense. Não nos enganámos ao noticiar que a garraiada resultaria esplêndida se o tempo o permitisse. Assim foi. O tempo esteve agradável, e a garraiada foi brilhante. Todos os rapazes se desempenharam o melhor que puderam dos papeis de que estavam encarregados, e salientamos os cavaleiros que se portaram galhardamente.
Ainda bem".

Julgo que foi a última garraiada promovida por tavaredenses. Ainda tentaram em anos seguintes, mas as condições apresentadas pela gerência da praça, eram incomportáveis. Foi pena, pois, mesmo assim, ainda se realizaram quatro ou cinco vezes e sempre tinham agradado.
Fotos retiradas da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário