sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sociedade de Instrução Tavaredense - 30

O teatro, como Arte, tem uma alta função social a desempenhar. Alguém disse ser o teatro a escola da Vida. No entanto, quanto se tem afastado da sua finalidade, nos últimos tempos!... Mas não são unicamente as exigências do público que imperiosamente o determinam. E, assim, o próprio teatro de amadores que por aí temos visto, está longe de ser uma escola de educação, e não satisfaz ao fim que dele haveria a esperar. Por isso nos surpreende cada uma das representações da Sociedade de Instrução Tavaredense, cujo teatro é uma escola modelo de formação moral e espiritual”.
Retirámos este apontamento duma crítica publicada no Diário de Coimbra, a propósito de um espectáculo com a peça “A Cigarra e a Formiga”, em benefício da Obra do Enxoval do Recém-nascido da Maternidade Dr. Daniel de Matos. E depois de diversos comentários elogiosos, quer à peça, quer à música e encenação, refere-se aos versos de Alberto de Lacerda “cheios de lirismo, que, intervalados na peça, concorrem para um conjunto admirável, de forma a dar uma impressão de beleza e arte que jamais se apagará da memória dos que tiveram o prazer de a escutar”.
Transcreve, depois, o poema do Amor que João Cascão “disse com profundo sentimento” e acaba assim:
“E eu próprio, à face de Deus,
escolhendo a mãe dos meus
e abraçando-a com fervor;
eu próprio, neste momento,
sabeis o que represento?
= Curvai-vos, que é isto o amor!
É assim A Cigarra e a Formiga. Tem qualquer coisa de profundamente verdadeiro, aquela “fantasia”, e tudo nela é belo, humano e cristão!... No desempenho não queremos destacar qualquer dos componentes, de tal forma excedem todos o que de amadores teria de esperar o espectador mais exigente. O conjunto é homogéneo, equilibrado, superior a muitos que se dizem profissionais e que só aparecem tentando impingir-nos gato por lebre...”.
Das peças representadas por esta ocasião, destacou-se, também, A Morgadinha de Valflor, “jóia admirável do nosso teatro romântico”, como escreveu José Ribeiro. Da sua deslocação a Coimbra recortamos esta nota: “É a peça que, pelas suas dificuldades, menos se recomenda para amadores. Mas o grupo da Figueira (Tavarede) soube interpretá-la com uma elevação muito notável, conseguindo manter, de começo a final, um equilíbrio perfeito que lhe evitou o ridículo. Os componentes do referido grupo firmaram na noite de ontem os créditos que já tinham alcançado nesta cidade. Foram duma correcção absoluta e, em determinadas cenas, duma justeza que não deixaria mal colocados os profissionais”.


Como nota curiosa, transcrevemos mais este apontamento que encontrámos numa notícia relativa à mesma peça: “....muitas pessoas que aqui (Figueira) têm visto a Morgadinha de Valflor representada por várias companhias, encontrarão agora alguma coisa de novo: o grupo tavaredense apresenta o terceiro acto como Pinheiro Chagas o escreveu, com as cenas de romaria, de ambiente pitoresco, com as danças, os descantes, a musicata com rabecas e violas, o “estrondo” com o característico gaiteiro, etc.”.
Em Junho de 1936, uma comissão de sócios organizou uma festa dançante, que intitulou de “Festa da Lúcia-Lima”. “A ornamentação em toda a casa era de excelente efeito, pela profusão de rosas que se destacavam sobre o fundo verde das heras. O aroma a limonete predominava. A escada e o corredor estavam transformados num pitoresco e aprazível túnel de heras e de flores”. Deram a sua colaboração a esta festa duas excelentes orquestras figueirenses, de que bem nos recordamos: Caixeiros Melody Jazz e Ginásio Jazz.
Eram sempre bastante concorridas e animadas, tanto as realizadas dentro da sede como no terreno anexo, onde agora foi construído o pavilhão desportivo. Há já muitos, mesmo muitos anos que acabaram, em Tavarede, tais festas. Também, e diga-se com verdade, já não haveria limonete nem flores suficientes para uma ornamentação daquelas!...


Foto - A Morgadinha de Valflor (arquivo da SIT)

Sem comentários:

Enviar um comentário